O pintor e artista gráfico Marcelo Nogueira também aventurou-se como fotógrafo e organiza, pela primeira vez, uma exposição de imagens que captou durante várias viagens ao exterior, ao longo dos últimos anos.
Um Olhar sobre o Lugar apresenta fotografias tiradas em países como Polônia, República Checa, Turquia, Itália, Espanha e França. O destaque fica por conta das imagens do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. "Passei um dia fotografando por lá e, mesmo depois de tanto tempo, as imagens ainda causam impacto. Eu gostaria que as pessoas vissem e refletissem sobre o holocausto, pois é um acontecimento que não pode ser esquecido", acredita.
Apesar de as imagens terem sido feitas sem qualquer pretensão, todas foram cuidadosamente pensadas pelo artista. Rotuladas por ele como "fotos instantâneas de rua", realizá-las foi um importante aprendizado, um exercício de composição. "A pintura para a fotografia é um pulo, mas não sei se posso me considerar um fotógrafo, pois é uma atividade que exige mais técnica e objetividade do que a pintura", reconhece.
Um Olhar sobre o Lugar permanece aberta até o dia 15 de dezembro, no Café Hacienda (Al. Prudente de Moraes, 1.283). Mais informações: (41 )3018-9525.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano