O senso de justiça guiou a vida de Eriston Cristian Cavalheiro para a advocacia. Formado pela Universidade Federal do Paraná em 2010, ele amava o que fazia. Era na profissão que podia fazer o que mais gostava: ajudar. A atenção dispensada a todos os clientes o transformava em mais do que um simples advogado. No fim, tornavam-se amigos. Em diversos casos, atuou sem cobrar nenhum honorário, sempre movido pelo desejo de fazer justiça. Também era uma forma de agradecer ao mundo pela sua formação. Dizia sempre que tinha de retribuir à sociedade por ter estudado em uma universidade pública.
O ofício lhe proporcionava muitas horas de leitura. Para ele, ler sobre Direito era um grande prazer e não uma obrigação. Dono de um acervo invejável - não só para advogados - ele não se aguentava ao entrar em uma livraria. Normalmente, comprava vários títulos.
A tese que Eriston estava preparando para tentar o mestrado faziam com que os livros tomassem ainda mais parte do seu tempo e da casa. Quando não estava em meio aos livros técnicos, gostava de ler textos de Gabriel García Marquez e vinha cada vez mais se apaixonando pela série O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Além da literatura, Eriston também amava música e cinema. A banda irlandesa U2 e a Banda do Mar estavam entre suas favoritas. Tocar violão sempre que podia. No audiovisual, era mais cult. Adorava filmes como “O carteiro e o poeta”, de Michael Radford, e os do espanhol Pedro Almodóvar.
Morava com a esposa Fabiana e os gatos Jade e Habib. O amor que tinha pela esposa fez também nascer o amor pelos gatinhos. Eriston nunca pensou em ter animais de estimação, mas Fabiana sempre os quis. Levaram quatro bichanos abandonados para casa quatro -- dois ficaram com a mãe Luzinete. Jade e Habib ganhavam muita atenção do curitibano.
Considerado cativante, Eriston fazia boas amizades em poucos minutos de conversa . Foi assim que conheceu Fabiana, em 2011. Tinha uma relação de muita proximidade, cumplicidade e carinho. com a esposa “Só de olhar um para o outro a gente sabia o que se passava. Era uma conexão muito forte e que as vezes não precisava de palavras”, conta a esposa.
O advogado era também um homem vaidoso. Gostava de sempre estar arrumado e principalmente comprar boas roupas. A vaidade refletia nas fotografias. Eriston amava registrar momentos, sempre com ele e com os muitos amigos. Fazia inúmeras selfies quase todos os dias, era como gostava de se mostrar seu sorriso. O sorriso, aliás, era uma das suas características mais marcantes. “Era um sorriso, além de bonito, tranquilizador. Não precisava dizer nada para acalmar as pessoas, apenas sorrir”, conta Fabiana.
Era um homem de fala calma, mas muito bom de papo. Gostava de conversar e fazer novos amigos por onde passava. Também era conhecido por saber escolher muito bem as palavras, principalmente nos momentos mais delicados. Eriston estava com dores nas costas há algum tempo. Foi internado para tratar de uma inflamação na região da coluna, o quadro se agravou e o curitibano não resistiu. Deixa os pais Davino e Luzinete, a esposa Fabiana, a irmã Thalita e muitos amigos.
Lista de falecimentos - 09/10/2015
Amilton dos Santos, 83 anos. Filiação: Olímpio dos Santos e Carolina Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Antônio Ataide Oliveira, 77 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Ataide Oliveira e Ester Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir.
Aparecido Ribeiro da Silva, 50 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Florisvaldo Ribeiro da Silva e Clarice Nunes da Silva. Sepultamento ontem.
Aurora Luíza Pacce, 90 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: Antônio Pacce e Maria Pacce. Sepultamento ontem.
Beneval Lima de Souza, 56 anos. Profissão: motorista. Filiação: Manoel Lima de Souza e Madalena Pscheidt de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido.
Caio Willian da Silva Andrioli, 9 meses. Filiação: Wesley Andrioli e Amanda Gonçalves da Silva. Sepultamento ontem.
Carlos Alberto Toshio Toi, 53 anos. Profissão: supervisor em manutenção. Filiação: Yoshinobu Toi e Mitsuko Toi. Sepultamento hoje, em local a definir.
Carolina Muller Nunes, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Rodrigues da Silva e Ana Maria Muller. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.
Cidrona dos Santos Poty, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Euclides dos Santos e Rosina dos Santos. Sepultamento ontem.
Cleverson da Silveira, 32 anos. Filiação: Ari Silveira e Maria José Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.
Denilson de Jesus Bueno, 28 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sebastião Bueno e Silvanira Rosa Vaz Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo de residência.
Douglas Jeferson Garcia, 19 anos. Profissão: servente. Filiação: Marilene Aparecida Garcia. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.
Edimar Pereira dos Santos, 40 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Pereira dos Santos e Maria Polinario dos Santos. Sepultamento ontem.
Eglacia Balaban, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Theodoro Balaban e Parascevia Balaban. Sepultamento ontem.
Espedito Scorsin, 68 anos. Profissão: militar. Filiação: Lourenço Scorsin e Adelaide Nicco Scorsin. Sepultamento ontem.
Eugênio Schick, 79 anos. Profissão: empresário. Filiação: Athanacio Schick e Paula Schick. Sepultamento ontem.
Gildo Monteiro da Silva, 60 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Basílio Monteiro da Silva e Maria Monteiro da Silva. Sepultamento ontem.
Gustavo Adolfo Ribeiro, 39 anos. Profissão: servente. Filiação: Maria Elvira Ribeiro. Sepultamento ontem.
Ilda da Rocha, 82 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Maria Lourdes da Rocga. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido.
Jandira Ribeiro Mendes, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Ribeiro da Silva e Elvira Maria Mendes. Sepultamento ontem.
Joacir Martins Fernandes, 55 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Lidio Fernandes e Iracema Martins Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.
João Amadeu Guiss, 92 anos. Profissão: advogado. Filiação: Bernardo Guiss e Helena Guiss. Sepultamento ontem.
Jorge Ivo de Andrade, 63 anos. Filiação: João Ivo de Andrade e Cecília Gonçalves de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.
José Aureliano da Silva, 36 anos. Profissão: mecânico industrial. Filiação: Celio José da Silva e Sirlei de Jesus da Silva. Sepultamento ontem.
José Cabrera Sanches, 87 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Cabrera Sanches e Dolores Abraca. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quatro Barras.
José Naxara Júnior, 93 anos. Filiação: José Naxara e Olivia da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Júlio Furlan, 95 anos. Filiação: Antônio Furlan e Catarina Furlan. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Laura Mylla, 86 anos. Profissão: empresário. Filiação: Pedro Becker e Laura Schaffer Becker. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Leidiani Miotto dos Santos, 34 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Lourenço Miotto e Salete Miotto. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.
Lídia Okoinski Kudla, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Okoinski e Ana Okoinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.
Luiz César Torques, 64 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Henrique Torques e Maria José Torques. Sepultamento ontem.
Maicon de Carvalho, 23 anos. Profissão: técnico em telecomunicações. Filiação: Fernando de Carvalho e Luciana de Lima Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.
Maria Aparecida Wigineski, 69 anos. Profissão: doméstica. Filiação: José Romão Wigineski e Ignes Maiorky Wigineski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Cemitério Água Verde.
Maria Hrecek Cuman, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nicolau Herecek e Maria Herecek. Sepultamento ontem.
Maria Roza Skrypec, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Tibúrcio Gonçalves e Maria Nivair Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.
Marina da Cunha Macchi, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eodaldo Alves da Cunha e Hilda Ferreira da Cunha. Sepultamento ontem.
Nayr Kayser Sbaraini, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Renaldo Kayser e Santina Kayser. Sepultamento ontem.
Olivina Zanon Lobo, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Humberto Zanon e Cidália de Macedo Zanon. Sepultamento ontem.
Pedro Donizete de Carvalho, 51 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Sebastião Tibúrcio de Carvalho e Matilde Vieira de Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.
Rodrigo Maciel da Silva, 33 anos. Profissão: latoeiro. Filiação: José Aparecido Maciel da Silva e Izabel Aparecida Salomão Maciel da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.
Rosalina Holtz, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Alves de Ramos e Maria Simões de Oliveira. Sepultamento ontem.
Sidival de Freitas dos Santos, 52 anos. Profissão: motorista. Filiação: Annasir Maleleu dos Santos e Doraci de Freitas dos Santos. Sepultamento ontem.
Sônia Maria Góes Shafa, 71 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Manfredo Papini Góes e Geruza Ferreira Góes. Sepultamento ontem.
Suzana Fernandes, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Raumirio Goetten e Ottilia Goetten. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Teresinha de Paula Capistrano, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ana Alves de Assunção. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano.
Valdevino Silveira da Cruz, 63 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Brásílio Alves da Cruz e Otília Silveira da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Contenda, saindo de residência.
Vilma Tiemi Obana da Cruz, 53 anos. Profissão: farmacêutica. Filiação: Tetsuo Obana e Yoshie Obana. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.
Wilson Turra Lui, 78 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Rodolpho Braga Lui e Angelina Turra Lui. Sepultamento ontem.
Deixe sua opinião