Todos os anos, o motorista de ônibus Nadir Fressato ganhava homenagens na autoviação em que trabalhava. Merecia: com quase 80 anos, era um dos condutores mais antigos em Curitiba e região metropolitana. Não só. Houvesse uma pesquisa de popularidade, seu Sato, como o chamavam na firma, ganharia disparado. O combo de simpatia, bom humor e prazer tirado do ofício o tornou uma celebridade municipal na linha em que mais circulou – a “Sacre Coeur”, a cujo nome fazia jus. Sua maior virtude? Distribuía e despertava afeto, sem economia.
Os passageiros – que lhe devolviam os gracejos que tinha sempre à ponta da língua – mal faziam ideia da quilometragem que percorreu para chegar até ali. Nascido na comunidade italiana do Campo Comprido, cedo despontou para o futebol. Os parentes e amigos viam nele uma promessa de craque. Circulou na Suburbana, ganhando destaque no time da Colônia Orleans. A carreira nos campos não decolou, mas a paixão grudou à pele.
Tornou-se comentarista esportivo na Rádio Marumbi. Mais velho – e então longe dos bastidores do esporte – alistava-se entre os milhares de técnicos de futebol anônimos do Brasil. Esculachava os técnicos e fazia sua própria escalação do Atlético – a favor do qual desfiava um rosário de palavrões durante as partidas. Em dia de jogo, grudava à orelha o objeto que suportava tanto nervosismo: o rádio de pilha. Nessas horas, os seus rezavam para que aguentasse a tensão.
O futebol não foi a única carreira de Nadir antes de conduzir ônibus. Por mais de uma década foi funcionário da hoje extinta Malas Ika. Nas horas vagas, “costurava” costas, alistando-se entre os poucos benzedeiros da região. Houve também a fotografia. Fez bela figura. Centenas de casais foram retratados por ele, no dia de casamento. Não devem tê-lo esquecido: era daqueles com o sorriso de plantão, como se nada nem ninguém tivesse poder de lhe baixar o astral. “Italianíssimo”, resume a filha Célia, ao lembrar que o pai “transbordava”. “Amava uma festa. Queria gente em volta dele. Emotivo – chorava até ao ver beijo de novela. Numa comemoração, divertia-se mais do que todos os outros – incluindo os noivos e os aniversariantes”.
Quando lhe visitavam, no Abranches, uma de suas especialidades era “esticar”. Servia os quitutes aos poucos, deixando o “vinho bom” para depois. Ao se darem conta, os convivas estavam comendo pizza de madrugada, conforme Didi, apelido entre os mais próximos, tinha arquitetado em segredo. Na hora da turma ir embora, arrumava uma última surpresa para segurá-los: “Fiz gelo de coco. Querem experimentar?” A noite ficava mais longe do fim. “Tenho para mim que ele detestava ficar sozinho”, comenta a filha. Daí o encontro marcado com a profissão de motorista, de todas as funções, aquela com a qual mais se identificou.
Ao circular pelo Bairro Alto, seu território, estava em companhia de pessoas o tempo todo. Narrava histórias para os passageiros, quase todos conhecidos. Sentia-se em movimento. Precisava tanto se deslocar que chegou a abrir um processo de “desaposentadoria”. Não queria parar. Nem nas folgas: se estava fora da escala, cortava grama e lavava calçada, com ares de guri – sempre de calção: não sentia frio.
O orgulho que sentia do emprego gerava cenas inesquecíveis, como ir ao casamento do neto – João Carlos Barrichelo Júnior – de terno e com o crachá da viação à mostra. A atitude despertava elogios: “Adoraria pegar um ônibus que o senhor estivesse dirigindo”, diziam-lhe os convidados. Ele não discordava. Nem tampouco os colegas de viação, que todos os anos aplaudiam seu Sato, o homem que colocou a alegria a bordo do transporte coletivo de Curitiba. Deixa viúva Cecília, de segundas núpcias, quatro filhos, oito netos e oito bisnetos.
Lista de falecimentos
Adaljane Aparecida de Aguiar Valim da Silva, 47 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Eduardo de Aguiar Valim e Maria Francisca de Aguiar Valim. Sepultamento ontem.
Alice Bohler, 88 anos. Filiação: Lino Bof e Maria Gresele Bof. Sepultamento ontem.
Aline Silva Domakowski, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Luiz Eduardo Rodrigues Domakowski e Márcia Silva de Paula. Sepultamento ontem.
Anita Buffa, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Demétrio Senko e Sofia Sulevicz Senko. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.
Arnaldo Todesco, 86 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Ernesto Todesco e Henriquetta Todesco. Sepultamento ontem.
Celso de Oliveira Pinheiro, 58 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Nivaldo Soares Pinheiro e Vitalina de Oliveira Pinheiro. Sepultamento ontem.
Cléber Santos Zinher, 26 anos. Filiação: Carlos Roberto Zinher e Maria Escolástica Santos. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Bocaiuva do Sul.
Clóvis Machado de Cordova, 95 anos. Profissão: militar. Filiação: José Batista de Cordova e Almerinda Machado de Cordova. Sepultamento ontem.
Daniel Albach Tavares, 79 anos. Profissão: professor. Filiação: João Gomes Tavares e Lydia Albach Tavares. Sepultamento ontem.
Daniel da Silva de Moura, 1 mês. Filiação: Valdivan Barbosa de Moura e Danielly Ferreira da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir.
Doutilho Jacinto da Silva, 69 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Jacinto Silvério da Silva e Clarinda Custodia da Silva. Sepultamento ontem.
Ednar dos Santos, 66 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Vicente Gregório da Silva e Maria Loudelina Francisca. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Nossa Senhora do Carmo, no bairro Pinheirinho, em Curitiba.
Eduardo Eunapio da Conceição, 78 anos. Profissão: bancário. Filiação: Frontino Eunapio da Conceição e Arlette Correa da Conceição. Sepultamento ontem.
Edwin Danober Vasquez Montes, 29 anos. Profissão: motoboy. Filiação: José Libaned Vasquez Gutierrez e Maria Eugenia Montes Murillo. Sepultamento ontem.
Elizandro Garcia, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Elizeu Garcia e Anita Gonçalves da Cruz. Sepultamento ontem.
Eloina Pires de Lara Moraes, 88 anos. Filiação: Manoel de Lara Neto e Otília Pires da Rocha. Sepultamento ontem.
Elpidio Martins dos Santos, 84 anos. Profissão: borracheiro. Filiação: Paulino Martins dos Santos e Maria das Dores Veiga. Sepultamento ontem.
Esther Caetano Siegel, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Caetano e Maria Gonçalves Vieira Caetano. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela da Igreja Nossa Senhora da Esperança, em Morretes.
Eulina Maria de Jesus dos Santos, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Isidorio de Oliveira e Maria José de Jesus. Sepultamento ontem.
Francisco Carlos de Almeida, 58 anos. Profissão: contador. Filiação: Francisco Leite de Almeida e Odila Odette de Almeida. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.
Gabrieli Souza de Almeida, 19 horas. Filiação: Alessandro José de Almeida e Francieli Aparecida Alves Souza de Almeida. Sepultamento ontem.
Haroldo de Oliveira, 67 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Veriato de Oliveira e Benedita de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério de Tranqueira, em Almirante Tamandaré.
Helena Travinski Kuczera, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanilau Travinski e Maria Travinski. Sepultamento ontem.
Hélio Werner, 64 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Erno Abílio Werner e Frida Werner. Sepultamento ontem.
Hilda da Silva, 72 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Antônio da Silva e Balbina Maria da Silva. Sepultamento ontem.
Ignez Roman Osório, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Strada e Tereza Strada. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.
Iodecima Maria de Lara Carneiro, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antenor Isaías de Lara e Maria Otília de Lara. Sepultamento ontem.
Irene Denke, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Malinovski e Tereza Malinovski. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Igreja Católica de Piên.
João José Bigarella, 93 anos. Filiação: José João Bigarella e Ottilia Schaffer Bigarella. Sepultamento ontem.
João Martins de Oliveira, 87 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Leonor Martins de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da Igreja Assembleia de Deus, no bairro Barreirinha.
Jonatha Brendan Ramos, 24 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Eliane Aparecida Ramos. Sepultamento ontem.
José Cecílio dos Santos, 86 anos. Filiação: Eduardo Cecílio dos Santos e Ermeliana Maria dos Santos. Sepultamento ontem.
Jovita Damiani Pereira, 89 anos. Profissão: telefonista. Filiação: Luiz Damiani e Elidia Emília Damiani. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da capela mortuária do local.
Leocadia Lau, 92 anos. Profissão: diarista. Filiação: Miguel Lissa e Emília Lissa. Sepultamento ontem.
Letícia Steenbock F. Rocha, 1 mês. Filiação: Vilmar Rocha e Thalita Steenbock Fim. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 03.
Lúcia Radulski Kukai, 47 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Radulski e Iadwiga Baida Radulski. Sepultamento ontem.
Luiz Carlos Pinto da Silva, 48 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Darci da Silva e Rosa Pinto da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.
Luiz Franciscones Raab, 50 anos. Profissão: motorista. Filiação: Valdomiro Gonçalves Raab e Anair Moura Costa Raab. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.
Luiz Gonzaga de Paula, 81 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: João Luiz de Paula e Maria Benedicta de Paula. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária Municipal de Campo Magro.
Maria Lairce Cereda da Silva, 60 anos. Profissão: professora. Filiação: Henrique Cereda e Leonilda Marcussi Cereda. Sepultamento ontem.
Maria Marques, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Batista Marques e Maria José do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Maria do Carmo do Espírito Santo, 63 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Manoel Cajueiro e Maria Pereira Lima. Sepultamento ontem.
Mineko Chihaya, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Kihachi Torii e Sho Torii. Sepultamento ontem.
Nadir Terezinha Gonçalves dos Santos Peruzzo, 64 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Gonçalves dos Santos e Inês Batista de Siqueira. Sepultamento hoje, no Cemitério de Tranqueira, em Almirante Tamandaré, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Natália Kuzniewicz Juk, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Kuzniewicz e Ana Kuzniewicz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.
Nelci Conceição Cardoso, 72 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco Gonçalves da Luz e Maria Luzinette Vergett da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.
Ofelia Morais Silva, 86 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Andriano Morais e Luíza Rodrigues Morais. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.
Pedro Ferreira, 87 anos. Filiação: Joaquim Ferreira da Rocha e Maria Isabel dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Tijucas do Sul.
Sebastião de Souza, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: Sebastião Ferreira de Souza e Maria Mendonça de Souza. Sepultamento ontem.
Sônia Thereza Baldo Brancalhao, 69 anos. Profissão: agente. Filiação: Antônio Baldo e Taide Bonini. Sepultamento ontem.
Valdinei dos Santos Vidal Moreira, 22 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Adão Vidal Moreira e Valdirene Eva dos Santos. Sepultamento ontem.
Valdivir Sangaletti, 43 anos. Profissão: vidraceiro. Filiação: Hilario Sangaletti e Angelina Rozalina Zago Sangaletti. Sepultamento ontem.
Valmor Capistrano, 46 anos. Profissão: servente. Filiação: Maria Elza Capistrano. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Associação da Barreirinha.
Vitor Hugo Rosa dos Santos, 21 anos. Profissão: servente. Filiação: Anísio de Fátima dos Santos e Neuza Terezinha Rosa dos Santos. Sepultamento ontem.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo