Com as aposentadorias comprometidas com o pagamento de contas da casa e de remédios, a maioria dos aposentados de Curitiba vai aproveitar o décimo terceiro salário para fazer compras e quitar dívidas. A primeira parcela do benefício foi paga no início deste mês.
De acordo com um levantamento do Instituto Datacenso, o principal destino da renda mensal de 63% dos aposentados de Curitiba é o pagamento das contas da casa. Para 26%, o maior gasto é com remédios. A maioria, porém, prevê um destino diferente para o décimo terceiro: 76% dos entrevistados farão compras com o dinheiro, enquanto 46% pretendem pagar dívidas. Somente 29% dos aposentados pretendem reservar parte do benefício para a poupança.
O Datacenso também detectou um aumento no endividamento dos aposentados da cidade. Neste ano, 34% dos entrevistados afirmaram ter parte da renda comprometida com empréstimos consignados. Na pesquisa feita em 2013, esse índice era de 29%.
A primeira parcela do décimo terceiro foi paga entre 25 de agosto e 5 de setembro e correspondeu a 50% do benefício mensal.
- Justiça bloqueia R$ 117 milhões de contas do empresário Eike Batista
- Fenaban fará proposta ao Sindicato dos Bancários na sexta-feira
- Fed renova promessa de juros perto de zero, mas indica alta mais acentuada
- Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014
- Saiba onde conseguir trabalho como freelancer
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast