Ovos e barras de chocolate perdem até 35% do peso
Tabletes, ovos e até uma caixa de bombons estão mais "leves" na Páscoa deste ano
Bom Gourmet: receitas com chocolate meio amargo
Saiba, clicando aqui, como fazer colomba, ovos e bombons com este ingrediente
Criança adora chocolate, mas também fica de olho nos brindes dos ovos de Páscoa. Fazer escolhas de bom senso, tanto do ponto de vista nutricional quanto da segurança, é papel dos adultos. Para não errar, confira algumas dicas do Inmetro e de serviços de proteção ao consumidor. Na compra
- Analise a embalagem do ovo de Páscoa que contém o brinde. Ela deve, obrigatoriamente, conter os seguintes dizeres: "ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade". - Verifique se há indicação de restrição de faixa etária do brinquedo ou se está clara a informação de que ele é adequado para qualquer idade, sem restrições. Esse cuidado deve ser ainda maior na escolha de produtos para crianças com menos de 3 anos, mais sujeitas a engolir peças pequenas.
- Em relação ao chocolate, fique atento à quantidade de cacau e aos demais ingredientes usados na composição do produto. Alguns fabricantes substituem a manteiga de cacau, usada nos produtos de alta qualidade, por gordura hidrogenada, uma escolha bem menos saudável. Leia o rótulo e fique atento também à data de validade e à informação sobre o peso líquido.
- Preocupe-se com a procedência do artigo. Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas, geralmente ofertados no comércio informal, podem não atender às condições mínimas de segurança e higiene, especialmente quanto à toxicidade do material usado na fabricação de brinquedos.
- Exija nota fiscal, que é o melhor instrumento para garantir os direitos do consumidor se o produto apresentar defeito.
Na entrega
- Fitas, barbantes, tiras, grampos, sacos plásticos, arames e invólucros de brindes usados nas embalagens podem causar danos físicos, especialmente em crianças pequenas. Fique de olho!
- Antes de oferecer o brinquedo, verifique suas condições, e, em caso de dúvida, não permita que a criança consuma o produto ou brinque com o brinde.
- Oriente a criança para que não coma chocolate em excesso. Não há consenso entre os especialistas, mas ninguém recomenda o consumo de mais de 70g de chocolate por dia.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast