As ações chinesas estenderam sua recuperação nesta terça-feira, fechando na máxima de três semanas, impulsionadas pelo salto dos preços do petróleo, da alta das ações europeias e da estabilização do iuan.
A ampliação da recuperação também foi vista no restante da região, beneficiada pela combinação da estabilização dos mercados chineses e dados sólidos do consumo nos Estados Unidos, além do petróleo, levando os investidores a buscarem barganhas após a forte desvalorização da semana passada.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 3,1%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 3,3%, marcando seu melhor desempenho em três meses e meio.
Estímulos à economia chinesa
A confiança dos consumidores aumentou por conta dos comentários do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que acenou para novos estímulos se a economia desacelerar mais, e também por dados que mostraram uma alta recorde dos empréstimos em janeiro no país, o que levou o setor bancário para cima.
O banco central da China também divulgou uma série de medidas nesta terça-feira para sustentar o crescimento contínuo de indústrias, uma vez que a desaceleração econômica pesa sobre vários setores. O Banco do Povo da China vai guiar o crescimento na oferta de crédito e dinheiro e usará várias ferramentas para manter a liquidez adequada, disse a instituição. O BC também irá acelerar o descarte de ativos ruins e reduzir o empréstimo a empresas zumbis.
Às 8h08m (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,93%.
Já o índice Nikkei do Japão subiu 0,2% um dia depois de disparar 7,2%, recuperando parte do tombo de 11% sofrido na semana passada – o maior desde 2008.
“É parcialmente uma reação após as quedas tão grandes da semana passada. Dados sólidos dos EUA também estão melhorando a confiança do investidor, já que eles estão contando com o crescimento americano para liderar a economia global”, disse o estrategista-chefe global do Daiwa Securities, Hirokazu Kabeya.
Os preços do petróleo subiam com as notícias de que altas autoridades dos principais produtores de petróleo – Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Catar – encorajavam a especulação de um acordo eventual para atacar o grande excesso de oferta. Após reunião, os quatro anunciaram um congelamento da produção aos níveis de janeiro.
Bolsas europeias em alta
As bolsas europeias abriram nesta terça-feira em alta, em sintonia com as bolsas asiáticas, que mantiveram uma tendência positiva, apesar das realizações de lucros.
Nas primeiras negociações, o FTSE-100 de Londres ganhava 0,39%, o CAC-40 de Paris 1,02% e o Dax de Frankfurt 0,39%.
Por sua vez, o IBEX 35 de Madri registrava um crescimento de 1,09%.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast