O primeiro mês de 2013 já promete trabalho à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Altas atípicas em papéis como CCX e Lupatech no mês podem colocar essas empresas no radar de investigações da xerife do mercado de capitais, para apurar se houve uso de informação privilegiada na negociação de suas ações.
O "insider" está no rol de crimes contra o mercado de capitais e pode levar a prisão por até cinco anos. A infração ocorre quando alguém usa uma informação sigilosa, desconhecida do mercado, para negociar com vantagem no mercado financeiro.
A CCX, empresa de carvão de Eike Batista, teve dois pregões de forte elevação: alta de 8% na sexta-feira passada e de 44,91% na segunda-feira, quando fechou a R$ 3,13. Com isso, o papel acumulava alta de 50,24% no ano. Naquele dia, a mineradora chegou a afirmar que não tinha "nada a comentar sobre a oscilação nas ações". Mas, após o fechamento do mercado, Eike anunciou que pagaria R$ 4,31 por ação para fechar o capital da CCX. A reportagem apurou que a CVM pediu explicações à empresa do grupo EBX em meio à escalada das ações. Isso indica que a oscilação tende a ser checada.
"Que houve algum vazamento de informação é certo. Se o controlador anuncia uma oferta a quase o dobro do preço da ação e no dia anterior ela sobe demais, não há outra conclusão", diz a analista Leila Almeida, da Lopes Filho.
Após um ano de reestruturação em 2012, a fornecedora do setor de óleo e gás Lupatech já acumula valorização de 33,94% em seus papéis este ano. No dia 7, a empresa teve de publicar, a pedido da Bovespa, um comunicado em função das oscilações e aumento da quantidades de ações negociadas após a virada do ano.
A Lupatech disse "não ter conhecimento de fato que justifique o comportamento das ações da companhia nos pregões realizados nos últimos dias, não havendo, igualmente, nenhuma informação não adequadamente divulgada". Ao contrário do que circulava no mercado, a empresa não anunciou nenhuma transação relevante, apenas mudanças na diretoria financeira.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast