Durante os últimos cinco meses, o Conselho de Jovens Empreendedores (CJE) da Associação Comercial do Paraná (ACP) ficou imerso na recepção e análise de 60 projetos inscritos na terceira edição do concurso Minha Ideia Muda o Mundo. A tarefa era destacar entre os concorrentes as propostas com maior potencial econômico, social, de interesse para a ACP e as menções honrosas para inovação e tecnologia. O trabalho foi intenso. “Este ano tivemos ideias mais robustas, muitas já executadas como empresas nascentes, em fase de teste de modelo de negócios”, explica o presidente do CJE, João Guilherme Duda.
Os finalistas foram submetidos a uma banca formada por representantes do mercado, investidores, fundos de investimentos e academia. A participação mais ativa dos agentes de inovação na organização e julgamento é avaliada como uma evolução do concurso. “Ganhamos mais musculatura e relevância ao envolver setores diretamente ligados à área de inovação e tecnologia”, conta Duda.
Os vencedores receberam a premiação na última terça-feira (8). Além de terem suas ideias reconhecidas pelo potencial de execução, os primeiros colocados de cada uma das categorias vão receber R$ 5 mil, viabilizados pela agência Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As startups também serão inseridas em programas de incubação e aceleração da PUCPR e da FAE, além de receberem mentorias da Agência de Desenvolvimento de Curitiba e do Lactec. As duas instituições foram responsáveis pelas indicações das menções honrosas do concurso.
Carro compartilhado
O projeto de André Marim foi o escolhido pela Agência de Desenvolvimento de Curitiba como menção honrosa. O Fleety é a primeira plataforma de compartilhamento de veículos do país. Construído como um marketplace, o site faz a ponte entre pessoas físicas para locação de automóveis. Quem precisa de um carro faz o cadastro no site e escolhe entre as ofertas de proprietários que se interessam em fazer uma renda extra com o veículo. A locação cobre despesas de seguro e a negociação da entrega e devolução do carro é feita entre os usuários. O site também trabalha com sistema Ticket Car, em que o locatário paga somente pelo combustível que utilizar.
Mercado digital
A plataforma Mercafacil.me é focada na evolução das micro, pequenas e médias empresas. Foi a primeira colocada na categoria interesse da ACP. O projeto de George Christofis Neto teve inspiração na experiência da família, que acabou fechando uma farmácia depois de tomar decisões intuitivas, com pouco critério técnico. A Mercafacil trabalha com os dados da própria empresa para otimizar compras e controle de estoque, indicando ao empreendedor os melhores preços e quantidades para manter a prateleira abastecida, sem empatar capital de giro em produtos desnecessários. Ao contratar o software, o varejista também recebe consultoria para fazer a análise dos dados. Os planos custam a partir de R$ 450 por mês, por loja. “Temos clientes que registraram 18% de aumento no faturamento com o uso do sistema”, explica Christofis Neto. A meta da startup, que é incubada na UTFPR e acelerada por uma empresa do Vale do Silício, é chegar ao fim do ano com R$ 1 milhão em contratos assinados. O plano agora é investir no desenvolvimento da plataforma para os associados da ACP.
Dados educacionais
Vitor Flores e seus três sócios apostaram no desenvolvimento de uma plataforma educacional para ajudar alunos, professores e instituições de ensino no controle de dados e pesquisa de novas metodologias. Segundo lugar da categoria potencial econômico, a Athene Analytics organiza as informações de desempenho dos alunos, que podem acompanhar seus resultados, assim como os professores e a instituição, que paga uma mensalidade para oferecer o aplicativo para sua comunidade. O software é usado como serviço para aferir o engajamento e o conhecimento dos usuários. O projeto coleciona premiações e a equipe está de mudança para Porto Alegre, onde será acelerada. “Participar de eventos e competições é sempre produtivo: você ganha experiência na avaliação do seu negócio, faz novos contatos, tem feedback do produto, conhece clientes e potenciais investidores”, ensina Flores.
Economia no trânsito
O dispositivo Ampel Tech levou a menção honrosa indicada pelo Lactec pela inovação e tecnologia. Criado pelo economista Lauro Blanco em 2009, o equipamento ajuda a economizar combustível, reduz a poluição e proporciona mais conforto para motorista e passageiros ao eliminar ruídos e vibrações, pois desliga o motor quando o carro para. O comando é acionado em sinaleiros, por exemplo, ao colocar o veículo em ponto morto e pisar na embreagem. “O motor é religado quando o motorista pisa novamente na embreagem para engatar a primeira marcha”, explica o gestor da empresa, Thomas Von Buettner. O produto acumula 130 mil quilômetros em testes, realizados por taxistas, e será lançado neste mês. A premiação inclui a mentoria do Lactec e será aplicada no desenvolvimento de novas versões e do aplicativo que vai conectar o veículo ao proprietário por bluetooth. O sistema é semelhante ao start-stop, item de fábrica nas marcas de luxo, e pode ser instalado em qualquer modelo por R$ 499.
Artista de carteirinha
A ascendência do ator, músico e ilustrador Dan Queirolo dá pistas sobre a vocação do site Sou Artista Pro, vencedor da categoria potencial social. O ambiente virtual fundado pelo neto do Julião, da dupla de palhaços Irmãos Queirolo, quer ser um ponto de encontro e formação para os artistas de qualquer prática. O objetivo é concentrar oportunidades de trabalho, cursos de formação para aperfeiçoamento da carreira e área de divulgação do que cada um faz. “Muitos têm dificuldade para precificar o trabalho, poucos recursos para buscar formação qualificada e não investem em planejamento profissional”, explica Queirolo. O trabalho começou em julho de 2013, mas a empresa está sendo formalizada agora, com a participação de Israel Block e Hode Andrade, também ligados às artes. O cadastro dos profissionais e a postagem do portfolio são gratuitos. Os cursos presenciais e on-line serão cobrados, conforme o desenvolvimento do produto. “Também teremos uma área de coworking, para estimular a criação coletiva e criativa”, diz.
Reforço on-line
O segundo lugar da categoria potencial social ficou para o trabalho de Ivan Chagas e do sócio, Rafael Vieira. O Vosuni – sua universidade, na tradução do latim – é um agregador de conteúdo de disciplinas escolares. A partir de um cadastro gratuito, o usuário pede pelo assunto que pretende estudar e o site faz a busca no material disponível na rede, seja em textos, vídeos ou cursos. “Há uma curadoria no conteúdo e a classificação para garantir a qualidade do material”, explica Chagas. O portal está sendo trabalhado desde julho de 2014 e também pode ser usado como ferramenta de divulgação das instituições de ensino, tanto para publicação de conteúdo como para inscrições de processos seletivos. “A ideia é estimular o protagonismo do estudante, que pode melhorar a qualidade do seu aprendizado, a partir do seu próprio interesse”, diz.
Turismo na rede
Primeiro lugar na categoria potencial econômico, All Day Use é um portal de experiências de turismo de um dia, sem pernoite. A ideia do jornalista Jefferson Jess e seus três sócios foi reunir em um site as opções de lazer para quem não tem tempo para viajar para longe e pode aproveitar pequenos períodos de folga. Por outro lado, ajuda a otimizar a estrutura ociosa de um estabelecimento. O portal tem 40 produtos cadastrados, que podem ser adquiridos no próprio ambiente virtual, com pagamento parcelado em até seis vezes. O projeto começou no ano passado, com o cadastro dos parceiros e a modelagem do negócio. Jess inspirou-se na própria trajetória de viajante para construir a proposta. “Conhecia lugares bacanas que ficavam fora do circuito turístico por não terem formatação de produto”, diz. O prêmio vai ajudar a equipe a desenvolver novos modelos, como pacotes corporativos, e agregar serviços, como transporte até o local e organização de eventos.
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