Vendas da Páscoa em 2013 crescem 6% no PR
As vendas da Páscoa de 2013 superaram a expectativa do comércio e cresceram 6% em relação às vendas da Páscoa do ano passado. O esperado era um aumento de 5%. O resultado foi apurado em pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, com base em 167 entrevistas com comerciantes e consumidores, a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP).
Na data, o valor médio gasto pelo consumidor em ovos de chocolate foi de R$ 110. Mais da metade dos entrevistados (51%) compraram ovos tradicionais, seguido de ovos com brinquedos no interior (31%) e outros tipos (17%). O número médio de ovos adquiridos por pessoa foi três.
As vendas no comércio do estado motivadas pelo Dia das Mães que em 2013 será comemorado no próximo dia 12 de maio devem crescer 6% em relação à mesma data no ano passado. Este ano, a estimativa é de que os paranaenses gastem em média R$ 172 com o presente de suas mães, superando em 7% a média do ano passado, que foi de R$ 161. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, sob encomenda da Associação Comercial do Paraná (ACP), e foram divulgados nesta sexta-feira (5).
Na data que é considerada a segunda mais importante para o comércio do estado, as roupas lideram a preferência dos filhos na hora da escolha do presente. De acordo com o estudo, 18% dos entrevistados irão optar pela compra de alguma peça de vestuário para presentear a mãe. Em segundo lugar vêm os calçados, com 16% de favoritismo, seguido dos perfumes (13%) e bolsas e acessórios (11%).
Também foram citados joias, relógios, flores, livros, viagens e chocolate.
Ainda conforme a pesquisa, 35% dos presentes para esta data serão adquiridos à vista, com cartão de crédito. O restante dos entrevistados informou que pagará as compras em dinheiro (24%), parcelado com cartão de crédito (23%), à vista com cartão de débito (10%), além de modalidades menos citadas como carnês e cheques.
Para impulsionar ainda mais as vendas, 90% dos comerciantes ouvidos pelo Datacenso pretendem fazer promoções (como descontos para pagamento à vista, produtos em oferta especial e parcelamento maior no cartão), além dos tradicionais sorteios e distribuição de brindes.
A pesquisa ouviu 200 comerciantes, entre os dias 2 e 3 de abril.
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