Vendas da Páscoa em 2013 crescem 6% no PR
As vendas da Páscoa de 2013 superaram a expectativa do comércio e cresceram 6% em relação às vendas da Páscoa do ano passado. O esperado era um aumento de 5%. O resultado foi apurado em pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, com base em 167 entrevistas com comerciantes e consumidores, a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP).
Na data, o valor médio gasto pelo consumidor em ovos de chocolate foi de R$ 110. Mais da metade dos entrevistados (51%) compraram ovos tradicionais, seguido de ovos com brinquedos no interior (31%) e outros tipos (17%). O número médio de ovos adquiridos por pessoa foi três.
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As vendas no comércio do estado motivadas pelo Dia das Mães que em 2013 será comemorado no próximo dia 12 de maio devem crescer 6% em relação à mesma data no ano passado. Este ano, a estimativa é de que os paranaenses gastem em média R$ 172 com o presente de suas mães, superando em 7% a média do ano passado, que foi de R$ 161. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, sob encomenda da Associação Comercial do Paraná (ACP), e foram divulgados nesta sexta-feira (5).
Na data que é considerada a segunda mais importante para o comércio do estado, as roupas lideram a preferência dos filhos na hora da escolha do presente. De acordo com o estudo, 18% dos entrevistados irão optar pela compra de alguma peça de vestuário para presentear a mãe. Em segundo lugar vêm os calçados, com 16% de favoritismo, seguido dos perfumes (13%) e bolsas e acessórios (11%).
Também foram citados joias, relógios, flores, livros, viagens e chocolate.
Ainda conforme a pesquisa, 35% dos presentes para esta data serão adquiridos à vista, com cartão de crédito. O restante dos entrevistados informou que pagará as compras em dinheiro (24%), parcelado com cartão de crédito (23%), à vista com cartão de débito (10%), além de modalidades menos citadas como carnês e cheques.
Para impulsionar ainda mais as vendas, 90% dos comerciantes ouvidos pelo Datacenso pretendem fazer promoções (como descontos para pagamento à vista, produtos em oferta especial e parcelamento maior no cartão), além dos tradicionais sorteios e distribuição de brindes.
A pesquisa ouviu 200 comerciantes, entre os dias 2 e 3 de abril.
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