Aeronaves de prontidão, funcionários em plantão permanente e uma equipe capacitada para reforçar as informações e orientações aos passageiros. Tudo isso faz parte do planejamento das companhias aéreas e da Infraero para evitar filas e atrasos nos aeroportos brasileiros durante o período de alta temporada, época em que ocorre um crescimento de 10% na movimentação dos passageiros em função das férias e festas de fim de ano.
A Infraero estatal que administra 97% do transporte aéreo regular do país suspendeu as férias e os recessos programados de seu pessoal operacional e de segurança até o dia 15 de janeiro, e capacitou 1,2 mil funcionários para fornecer orientações aos passageiros nos principais aeroportos do país. Este pessoal poderá ser identificado por coletes amarelos com as frases "Posso Ajudar?" e "May I Help You?". No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, foram distribuídos 20 destes coletes, para turnos de 24 horas com, no mínimo, cinco funcionários por turno.
O reforço ao acesso à informação por parte dos passageiros também será feito através de uma campanha publicitária direta, com a distribuição da cartilha "Fique por Dentro" nas áreas check-in, balcão de informações, e pontes de embarque. A campanha conta ainda com um site, desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e os ministérios da Aeronáutica e da Defesa, onde os passageiros podem tirar suas dúvidas sobre todos os momentos da viagem: antes do embarque, durante o voo e no desembarque.
As companhias aéreas também estão adotando estratégias para atender esse aumento na demanda. A TAM, por exemplo, conta com quatro aeronaves de reserva posicionadas em aeroportos estratégicos para eventuais necessidades. Já a Gol, além de disponibilizar aeronaves reserva, também recrutou funcionários extras para diversas áreas operacionais.
Pontualidade
Segundo a Infraero, o índice de pontualidade registrou um porcentual médio de 80,04% nos cinco primeiros dias da alta temporada. No ano passado, a média de pontualidade foi de 66,29% no mesmo período. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o movimento na véspera e durante o Natal também foram tranquilos. Em Curitiba, apenas 8 dos 67 voos programados para o Aeroporto Afonso Pena, no dia 24, registraram atrasos superiores a 30 minutos. No Aeroporto de Foz do Iguaçu, o índice de atrasos contabilizado foi de 9%.
Entre a madrugada e a manhã de ontem, no entanto, um forte nevoeiro fechou o Aeroporto Afonso Pena por cerca de 5 horas. Ao todo 13 voos, entre pousos e decolagens, foram cancelados. Após a reabertura da pista, por volta das 9h20, os horários foram se normalizando. Alguns voos, entretanto, chegaram a acumular mais de 3 horas de atraso.