Após colocar na semana passada em revisão a avaliação do Brasil, a agência Fitch de classificação de risco decidiu colocar também em observação para possível rebaixamentos as notas de várias instituições financeiras brasileiras, que têm como referência a avaliação do país.

CARREGANDO :)

A avaliação reflete ainda o cenário negativo projetado para o setor bancário devido às condições desfavoráveis no crédito e na economia.

Das 20 instituições citadas, cinco – BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia – são diretamente afetadas porque tem a república brasileira como seu controlador.

Publicidade

Também podem perder a avaliação atual os bancos que têm uma classificação igual ou superior ao do Brasil. Isso porque a agência considera sua viabilidade de rating relacionada ao do país. Nessa categoria estão os bancos Bradesco, Itaú Unibanco Holding e Safra.

Finalmente, poderão ter suas notas rebaixadas subsidiárias locais de instituições financeiras estrangeiras que tenham uma avaliação igual ou superior à do Brasil. Nesse caso, estão Societe Generale Brasil, Cacique, Santander Brasil e Santander Leasing. Também serão afetados bancos que tenham “suporte institucional” do governo -caso de Banco Votarantim.