O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma agenda cheia hoje no Paraná. Sua primeira tarefa será conferir a ligação de energia elétrica de número 2 milhões do programa Luz para Todos. Lula deve chegar a Londrina por volta das 9 horas e seguir direto para Congonhinhas, em um percurso de 84 quilômetros. A solenidade será no assentamento Robson Vieira, às 11 horas. Além do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participam a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
A residência de Odair Sardor, um dos 39 assentados, será um local confortável para discursos políticos. O Luz para Todos já beneficiou 10 milhões de pessoas. Das 2 milhões de ligações, 49 mil ocorreram no Paraná, segundo o governo federal.
Lula e seus ministros vão citar uma pesquisa encomendada pelo governo que indica que a ligação de energia elétrica favoreceu o retorno de mais de 400 mil pessoas para a zona rural, em condições de conforto comparadas às da zona urbana. A pesquisa mostra que 41% dos beneficiados passaram a estudar à noite, 89% tiveram incremento na renda familiar, 78% compraram televisores, 44,7% têm novos aparelhos de som e 73% adquiriram geladeiras.
À tarde, a comitiva presidencial volta para Londrina, onde ocorrerá o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) para a safra 2009/10. Essa solenidade ocorre no Parque Ney Braga, na presença das lideranças do agronegócio. (JR)