Maior empresa de vendas diretas do mundo, a Amway está fazendo uma nova tentativa para ser gigante também no Brasil. Os números que ela divulga indicam que o projeto vai bem, apesar da profunda recessão do país.
Na visão da companhia, que realiza uma convenção nacional de vendas em Curitiba neste sábado (9) e domingo (10), a crise está até ajudando.
A multinacional norte-americana executa, desde 2013, um plano de investimentos para desembolsar US$ 150 milhões na operação brasileira até 2019. O objetivo é chegar à marca de 1,1 milhão de revendedores no fim da década – a Natura, líder em vendas diretas no Brasil, tem 1,4 milhão.
Hoje cerca de 80 mil pessoas distribuem no país os produtos da Amway, que vão de itens de limpeza doméstica a suplementos alimentares. O objetivo da empresa é terminar 2016 com 150 mil. Mesmo alcançando esse número, ela terá de praticamente dobrar de tamanho a cada ano para superar a marca de 1 milhão até 2019.
O presidente da Amway no país, Odmar Almeida Filho, está confiante. “Em três anos muito difíceis para a economia brasileira, teremos triplicado o tamanho do negócio”, diz o executivo, em referência ao triênio 2014-2016. Ao fim de 2013, a Amway tinha 41 mil distribuidores no país.
Embora a empresa não revele valores, Almeida garante que o faturamento está crescendo na mesma proporção que o número de revendedores. Segundo ele, a recessão econômica, em vez de atrapalhar, está alimentando essa expansão.
“Em momentos de incerteza, as pessoas procuram um plano B, uma renda extra. E as empresas de venda direta oferecem uma excelente alternativa de renda complementar ou até principal”, diz.
“O espírito empreendedor do brasileiro continua muito vivo, e o que a Amway oferece é uma oportunidade de construir seu próprio negócio. Portanto, para nós, a crise é terreno muito fértil.”
Curitiba
A escolha de Curitiba para hospedar a convenção nacional da Amway – a empresa espera receber mais de 4 mil empreendedores no Espaço Unimed neste fim de semana – se deve à posição de destaque da cidade e do estado nos negócios da multinacional.
Dos 80 mil distribuidores da companhia no Brasil, quase 10 mil estão no Paraná, metade deles na capital. “As vendas em Curitiba mais que dobraram em um ano. A Amway adora Curitiba. E eu diria que Curitiba adora a Amway”, arrisca o executivo. Os maiores revendedores brasileiros da empresa, o casal Fábio e Sheyla de Souza, também moram na cidade, diz Almeida.