Na reunião com dirigentes das companhias aéreas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está fazendo o detalhamento do plano de contingência caso a Varig pare de voar. Participantes da reunião afirmaram que não está sendo levado em conta se a Varig tem chances ou não de recuperação, mas sim a elaboração final do plano de contingência. Ou seja, a Anac já está partilhando as linhas da Varig para um caso de colapso da companhia.
A reunião conta com a participação de membros de diversas áreas do governo, técnicos da Anac e das companhias aéreas. Segundo os participantes, cada empresa participa isoladamente da reunião e faz uma exposição de 15 minutos sobre sua situação, sua capacidade financeira e operacional e seus interesses nas atuais linhas da Varig. A partir de então, técnicos da Anac expõem a atual malha da Varig e começa a discussão sobre o interesse da empresa nas atuais rotas da Varig. A reunião então ganha um caráter mais técnico, no qual são discutidos aspectos operacionais do plano de contingência e o interesse nas linhas da Varig.
- A Anac está definindo todos os detalhes do plano de emergência - afirmou Humberto Folegatti, presidente da BRA, primeira empresa a apresentar sua proposta para as linhas da Varig.
A expectativa é que todas as empresas apresentem seus objetivos e estratégias ainda nesta terça-feira. Não há previsão para o término da reunião.
Interatividade: