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Anatel adia decisão sobre plano de expansão da TV paga

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou por pelo menos 40 dias a decisão sobre o planejamento de expansão do setor de TV por assinatura. O tema constava da pauta de hoje da reunião do conselho diretor da Anatel, mas a conselheira Emília Ribeiro pediu mais tempo para discutir o assunto.

É com base neste planejamento que a Anatel pretende lançar neste ano uma licitação de alcance nacional, para ampliar a prestação dos serviços, hoje restrita a pouco mais de 6 milhões de clientes. A ideia é abrir a possibilidade de oferta da TV por assinatura em todos os municípios brasileiros.

Ainda há muitas divergências em torno da proposta. Uma delas é se a licitação será restrita ao setor de TV a cabo ou se entrará também o segmento que usa a tecnologia de micro-ondas terrestres (MMDS).

Na terça-feira, a Anatel já havia dado sinais de que as divergências persistiam ao adiar a decisão sobre a destinação da faixa de frequência de 2,5 GHz, hoje usada pelo MMDS.

As empresas de telefonia celular querem utilizar esta faixa em serviços de telefonia móvel, principalmente a banda larga. As operadoras de TV por assinatura são contra a proposta, argumentando que precisam desta frequência para competir no mercado de televisão paga e internet.

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