A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicará nesta terça-feira no Diário Oficial da União as reduções de preço das tarifas de ligações interurbanas nacionais (DDD) e internacionais (DDI). No caso do DDD, o reajuste negativo médio da Telemar ficou em 2,86% no DDD, enquanto o da Brasil Telecom foi de 2,77% e o da Telefônica, de 2,73%. Para a Embratel, a redução no DDD foi menor, de 1,29%, porque a operadora solicitou que o reajuste dado no ano passado fosse incluído agora. Em 2005, a operadora teve direito a um aumento de 2,94% nas chamadas DDD, mas acabou não reajustando suas tarifas por iniciativa própria.

CARREGANDO :)

No caso das ligações DDI, cujos preços regulados pela Anatel valem somente para a Embratel, a redução ficou em 9,97%. A empresa é a única concessionária a operar neste segmento, sendo que as demais concorrentes são autorizadas e, portanto, têm direito a praticar preços livres. A Anatel já havia alertado que todas essas reduções não deverão ser sentidas fortemente pelos consumidores porque o setor enfrenta muita concorrência e já trabalha com preços mais baixos.

As empresas têm de publicar as novas tabelas em dois dias e, se isso acontecer, as reduções devem começar de fato na próxima quinta-feira.

Publicidade