A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (14) um reajuste de 1,5% nas tarifas de telefonia para ligações entre telefones fixos e móveis, tanto em chamadas locais como em longa distância. O reajuste vale para as concessionárias de telefonia fixa.
Para ligações de telefones fixos para o Serviço Móvel Especializado (comunicação por meio de rádio), haverá uma queda de 5,27% nas tarifas, porque foi aplicado um fator de redução, que é empregado periodicamente para essa modalidade. As novas tarifas valem a partir da publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer na próxima semana.
Os reajustes levam em conta índices de inflação e o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), sobre os quais são aplicados o fator de redução que desconta os ganhos de produtividade das operadoras.
No início do ano, a Anatel aprovou as novas tarifas de remuneração de redes móveis, que reduziram em média em 13% o preço das ligações de telefones fixos para celulares, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis.
- Lanchinho sobe duas vezes mais que a inflação
- Zona do euro tem estagnação no 2º trimestre
- Clima econômico no Brasil é o pior desde o governo Collor
- Dólar fecha em leve alta sobre o real, BC amortece o movimento
- Índice de Serviços sobe 0,73% na 1ª quadrissemana
- Inflação da baixa renda recua 0,04% em julho, diz FGV