A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recusou o pedido das operadoras de telefonia fixa e móvel para estender o prazo do período de testes antes da implantação comercial da portabilidade numérica, marcada para o dia 1º de setembro. Reunido nesta quinta-feira (21), o Conselho Consultivo da Anatel decidiu não incluir a questão na pauta. A portabilidade numérica vai permitir que um usuário de telefone celular mantenha o número mesmo que mude de operadora.
Em carta encaminhada na última terça-feira à Anatel, as empresas Sercomtel, Brasil Telecom, TIM, Vivo, Oi, Telefônica e CTBC teriam solicitado o prazo de 90 dias para testes, conforme previsto na regulamentação da portabilidade, aprovada em março de 2007. As operadoras alegam que, em razão de atrasos na adequação do novo sistema, o início dos testes teria sido postergado, reduzindo à metade o tempo hábil para sua verificação.
"A nossa parte está muito bem encaminhada, mas não adianta nós estarmos preparados se todas as operadoras não estiverem. O processo é interdependente", explicou o coordenador do Projeto de Portabilidade da Sercomtel, de Londrina, José Luiz Marussi. Segundo ele, a companhia assinou o documento enviado à Anatel apenas para apoiar as outras operadoras que ainda não finalizaram as adequações em seus sistemas. A Sercomtel, afirmou o coordenador, já estaria pronta para dar início à portabilidade. Londrina é uma das cidades em que o serviço deve ter início em setembro.
Procurada pela reportagem, a Vivo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que irá cumprir o prazo inicial se assim for determinado pela Anatel e que está preparada para a implantação da portabilidade.
Também por meio da assessoria de imprensa, a Brasil Telecom declarou que o novo sistema está em fase de testes e, enquanto ele não for efetivado, a questão não será comentada.
Se a Anatel acatasse o pedido das operadoras, o início do novo sistema seria transferido para novembro. Mas, para evitar transtornos no final do ano, as teles teriam solicitado a transferência para janeiro de 2009. Ao recusar o pedido, a Anatel manteve o início da portabilidade numérica para 1º de setembro, em oito localidades Londrina é a única no Paraná. Até março de 2009, a agência prevê a implantação em todo o território nacional.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast