A Petrobras recebeu parecer favorável da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na segunda-feira (2), para o projeto de pesquisa e desenvolvimento de uma usina de energia solar de 1 1 MW em Alto do Rodrigues, município do Rio Grande do Norte situado a 200 quilômetros de Natal.
A usina será instalada no terreno da Usina Termelétrica (UTE) Jesus Soares Pereira, da Petrobras, e a energia gerada será utilizada pela própria empresa. O custo total do projeto, que começará a ser desenvolvido este ano, é estimado em R$ 20,9 milhões. O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2014.
A estatal explica, em nota, que para o desenvolvimento desse projeto será implantada uma plataforma experimental de 10 kW, como modelo de usina, no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O projeto foi aprovado na chamada pública da Aneel nº 013/2011 (Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira), que recebeu 18 propostas, totalizando investimentos de R$ 395,9 milhões. Dessas 15 foram aprovadas e três ainda estão em análise por áreas técnicas da Aneel, do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), segundo a Petrobras.
Falta de vacinas expõe incompetência dupla de Nísia Trindade em 2024
Lira expõe papel do governo Lula na liberação de emendas ao confrontar Dino
Defesa de Silveira pede soltura e contato de Moraes em caso de nova emergência
Marco Civil da Internet no STF: a expectativa da retomada do julgamento em 2025; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast