Órgãos ligados ao combate de medidas antitruste e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fecharam hoje um convênio para unificar informações para prevenir e reprimir possíveis infrações contra a ordem econômica no setor elétrico. Além da Aneel, assinaram o documento representantes do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade), da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda.
O convênio prevê ainda a realização de estudos, projetos e atividades de interesse comum entre os órgãos sobre o tema. O intuito é coibir abusos, garantir a livre concorrência e zelar pela defesa da competição de mercado. "A intenção é estreitar os laços institucionais, sobretudo em relação aos corpos técnicos", afirmou o presidente do Cade, Arthur Badin. O presidente da Aneel, Nelson Hubner, lembrou que a agência tem obrigação de realizar leilões de energia e, para isso, é preciso contratar novas usinas. "São processos difíceis e esta parceria é muito rica", comentou.
Já o secretário de acompanhamento econômico, Antonio Henrique Silveira, salientou que a cooperação já vem existindo de forma bilateral entre as diferentes instituições. "Então, encaro este convênio como uma formalização de algo que já existe, e isso vai permitir um fluxo maior de informações entre os órgãos e desenvolver um trabalho melhor do que aquele que já estamos tocando", avaliou.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast