A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a Light em R$ 3,9 milhões, pelo descumprimento de metas de qualidade referentes ao ano passado. De acordo com a assessoria de imprensa da agência reguladora, a multa não tem relação com os recentes apagões que atingiram vários bairros do Rio, principalmente na Zona Sul.

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Por conta das novas ocorrências registradas no sistema da Light, no entanto, a Aneel reforçou, também na última na segunda (30), a equipe que apura as causas dos blecautes que atingem a área de concessão da empresa.

Segundo a Aneel, o grupo irá analisar as condições dos equipamentos das redes subterrâneas dos bairros afetados pelas interrupções. A fiscalização fará visitas para identificar as causas dos defeitos apresentados e analisar os relatórios gerenciais das últimas manutenções. A agência estima que, no prazo máximo de dez dias, o relatório esteja concluído.

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"Caso a fiscalização constate falhas de planejamento, manutenção ou operação, a empresa está sujeita à multa de até 1% do seu faturamento, segundo procedimentos estabelecidos pela Resolução nº. 63/2004", informa a nota.

Prazo para recorrer

Já a multa referente a 2008 foi emitida na última segunda-feira (30) e o prazo para recursos é de dez dias. Procurada pelo G1, a Light ainda não se pronunciou.

De acordo com a Aneel, a multa se refere a metas dos indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) referentes a 2008.

No início da tarde, a empresa havia divulgado nota em que se comprometia a ampliar o atendimento na cidade. De acordo com a nota, o presidente da Light, Jose Luiz Alquéres, e o presidente do Conselho de Consumidores da Light, Antonio Florêncio Queiroz, reuniram-se nesta terça (1º) na sede da empresa.

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"A Light decidiu ampliar seus mecanismos específicos para tratar as demandas dos clientes atingidos pelo efeito das recentes interrupções no funcionamento de energia, de forma a mitigar as inconveniências causadas aos seus clientes. O desempenho destes mecanismos será monitorado periodicamente pelo Conselho de Consumidores da Light", diz a nota.