A empresa Mercode espalhou painéis com fotos que imitam gôndolas de supermercado em três estações do metrô de São Paulo, na semana passada, para divulgar o lançamento de um aplicativo que permite compras de supermercado pelo celular.

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Junto aos itens em exposição, também estão QR codes (espécie de código de barras que pode ser lido pela câmera do aparelho). Após escanear o código, o usuário será direcionado para o aplicativo para comprar produto.

Apesar do marketing, o aplicativo não funciona só por esse sistema --a ferramenta tem produtos pré-cadastrados e também "lê" códigos de barras.

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Fábio Campos, 27, presidente da empresa, explica que o que é comprado usando a plataforma na cidade de São Paulo é entregue na casa do cliente no mesmo dia, para aquisições feitas até o meio-dia, ou no dia seguinte.

A companhia foi criada em julho de 2013 como um supermercado on-line. A decisão de investir na venda por aparelhos móveis foi tomada para reduzir o tempo gasto em grandes compras --eles prometem que a operação pode ser feita em menos de dez minutos se o usuário deixar gravados os itens recorrentes.

A empresa, que vende 2.500 produtos, atua com recursos de investidores individuais, de valor não revelado. A meta é faturar R$ 1 milhão em 2014.

Trata-se de um mercado desafiador, segundo Pedro Guasti, diretor-geral da consultoria E-bit. O trânsito de grandes cidades como São Paulo torna o processo de entrega complexo e caro, principalmente para produtos perecíveis.

Mas há um grande potencial para expansão: hoje as vendas de alimentos são apenas 1,5% de todo o comércio eletrônico.

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