Depois da decepção com o desempenho da economia no terceiro trimestre deste ano, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (19) ter certeza de que o Brasil vai crescer de forma "sistemática e sustentável". A certeza da presidente se baseia no pacote de medidas adotadas este ano, em especial na área econômica, como a desoneração de folha de pagamento, a extensão de linha de créditos e financiamentos e a redução da carga tributária.
Até o momento, contudo, as ações do governo não surtiram o efeito esperado de fazer crescer a economia em ritmo acelerado. "Estou certa que, por tudo o que nós fizemos neste ano, o Brasil vai ter um crescimento sistemático nos próximos anos. Sistemático e sustentável", disse a presidente durante cerimônia de entrega do prêmio Finep de Inovação, no Palácio do Planalto.
Dilma não fez nenhuma referência ao crescimento bem abaixo do esperado pelo próprio governo, com um do PIB (Produto Interno Bruto) decepcionante. A estimativa era de um crescimento de 1,2% no terceiro trimestre, mas, segundo o IBGE, a alta foi de apenas 0,6%."Nós estamos tratando dos principais gargalos do país depois de ter feito um processo que tirou milhões da pobreza. Quarenta milhões foram para a classe média nos últimos dez anos. Nós pretendemos, até 2014, superar a pobreza extrema", afirmou Dilma, que disse apostar em educação, ciência, tecnologia e inovação para fazer o país crescer.