Finalmente chegou a hora. Depois de muitos meses de espera e dias na fila em frente às lojas da Apple e da AT&T nos Estados Unidos, os usuários já começam, pela primeira vez, a colocar suas mãos no aguardado iPhone. As lojas começaram a vender o aparelho a partir das 18h (horário local; 19h de Brasília) desta sexta-feira (29), e as filas já contavam com milhares de pessoas aguardando para desembolsar até US$ 599 pelo aparelho.

CARREGANDO :)

Diversas empresas também aproveitam a empolgação dos consumidores para lançar acessórios - como um bracelete para carregar e exibir o aparelho - e para criar conteúdo direcionado. Além de exibir vídeos do YouTube, o iPhone terá conteúdo adulto, feito por empresas como a Playboy e a Digital Playground, para ser baixado gratuitamente.

O iPhone mede 6,1 cm x 11,4 cm x 1,3 cm, pesa cerca de 140 gramas e tem tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, um de seus principais chamarizes. Sua bateria tem duração de até oito horas para chamadas de voz, seis horas para uso de internet, sete horas para exibição de vídeos e 24 horas para música. O aparelho também tem sistema Bluetooth, para comunicação com acessórios sem fio e permitirá acesso à internet através de tecnologia Wi-Fi. Nos EUA, a novidade custará US$ 499 (versão de 4 GB) e US$ 599 (8 GB).

Publicidade

Assim que chegar às lojas, o produto só estará disponível para os clientes da operadora de telefonia AT&T. Ou seja: nada de ligações no Brasil. Se um brasileiro de passagem por Nova York comprar o aparelho, não trará para casa um telefone multimídia, mas sim um iPod com câmera digital de 2 megapixels.

Para adquirir o modelo nos Estados Unidos, o consumidor tem obrigatoriamente de assinar um plano mensal da AT&T. Somente com essa aquisição o aparelho é habilitado para exercer suas funções de telefone, câmera e tocador. A obrigatoriedade deste pacote funciona como mais um obstáculo para os brasileiros: apenas com a assinatura de um plano nos EUA será possível trazer para o Brasil um equipamento capaz de tocar músicas.