
Apple e Google continuam sendo as marcas mais valiosas do planeta, mas o setor automobilístico é o mais representado no ranking da Interbrand, publicado nesta quarta-feira, no qual Dior e Tesla aparecem pela primeira vez no top 100.
Segundo o 17º estudo “Best Global Brands”, que mede o valor das marcas, Facebook e Amazon registraram o maior avanço em termos de valorização - 48% e 33%, respectivamente -, seguidas de Lego, Nissan e Adobe.
Por setores, o ganhador é o do automóvel. Está representado por 15 marcas, que representam 14,28% do valor total do ranking com Toyota, Mercedes-Benz e BMW na liderança.
No total, as 100 marcas mais valiosas do mundo valem US$ 1,8 trilhão, o que representa um aumento de 4,8% em relação ao ranking de 2015.
Para estabelecer sua classificação, a Interbrand se baseia em três critérios: o resultado financeiro dos produtos e serviços vendidos sob a marca estudada, o papel da marca e sua influência na escolha do consumidor e, finalmente, a força da marca, ou seja, sua capacidade para criar uma vantagem competitiva e garantir as receitas futuras da empresa. Veja as dez mais valiosas:
1. Apple

Tem valor de mercado de US$ 178 bilhões. Apresentou crescimento de 5% no último ano.
2. Google

A marca de tecnologia vale US$ 133 bilhões. Valorizou-se 11% em 12 meses.
3. Coca-Cola

Uma das mais antigas do top 10, a Coca-Cola é avaliada em US$ 73 bilhões. Perdeu 7% de seu valor no último ano.
4. Microsoft

A Microsoft vale US$ 72,7 bilhões, valor 8% maior que um ano antes.
5. Toyota

Primeira marca de fora dos EUA, a Toyota vale US$ 53,5 bilhões, com valorização de 9%.
6. IBM

A marca da IBM foi avaliada em US$ 52,5 bilhões, com queda de 19% no ranking.
7. Samsung

A marca coreana atingiu valor de US$ 51,8 bilhões, com valorização de 14%.
8. Amazon

A Amazon foi uma das que mais cresceram, 33%, atingindo US$ 50,3 bilhões de valor.
9. Mercedes-Benz

Marca europeia mais valiosa do mundo, a Mercedes foi cotada em US$ 43,a bilhões, em alta de 18%.
10. General Electric

A GE completa o top 10 com valor de US$ 43,1 bilhões, em alta de 2%
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