Falar em avaliação interna dá "nó na barriga" de muita gente. Para entrar em uma empresa, o sujeito passa por processos seletivos, entrevistas e dinâmicas de grupo. Mas, mesmo após ter conquistado a vaga e ter entrado na empresa, as avaliações não acabam. Ainda há as famosas avaliações internas, que podem avaliar, em diversos aspectos, os funcionários, os gestores e a própria empresa.
É certo que não são todas as empresas que realizam esse tipo de prática. A maioria das empresas que costumam realizar essas avalições de maneira periódica são as multinacionais. De qualquer forma, é fundamental que as pessoas tomem consciência da importância das avaliações internas para o desenvolvimento e crescimento da empresa, de seus funcionários e gestores, independentemente do seu porte.
Avaliação de funcionários
Existem diversas formas de avaliar os funcionários de uma empresa. Depende, principalmente, da cultura da empresa e da situação em que ela está. Por exemplo: no caso de uma promoção, algumas empresas preferem avaliar internamente seus colaboradores antes de procurar externamente. Mas também há aquelas que acreditam que os gestores devem sempre vir de fora.
Nas avaliações para promoção, são verificadas as competências técnicas e comportamentais de cada profissional e seu potencial. Ou seja, têm como objetivo conhecer as capacidades de liderança, relacionamento interpessoal e outras características necessárias para assumir a nova posição.
Mas não é somente em casos de promoção que as avaliações são aplicadas. Há também a avaliação de desempenho, geralmente realizada a cada seis meses ou um ano. Ela mensura, como o próprio nome diz, o desempenho do funcionário em determinado período de tempo. Ou seja: que metas e conquistas atingiu? Que habilidades desenvolveu?
Além dessas, há o inventário de potencial, que é uma técnica mais formal e aprofundada para saber quais dos funcionários tem potencial para assumir um cargo maior em "x" tempo. Em alguns casos, a empresa tem um colaborador com um potencial enorme, mas ele ainda não está pronto para assumir, e nem a empresa tem a vaga disponível naquele momento. Identificar isso é importante para que a empresa encontre formas de valorizar este profissional, possa treiná-lo para assumir a posição no tempo certo, e mantenha-o na organização até que a promoção seja possível.
Essas avaliações podem ser feitas pela própria empresa, desde que tenha um setor especialista no assunto, ou por meio de empresas terceirizadas, ao contratar serviços como o Assessment. Este serviço identifica e antevê o potencial e desempenho de cada funcionário. É uma análise que pode atuar em mudanças de gestão e alterações na estrutura organizacional, revelar talentos emergentes e ajudar no planejamento de processos sucessórios.
Avaliação de gestores
Não tão comuns quanto as avaliações de funcionários, mas de mesma (ou maior) importância, são as avaliações dos gestores da empresa. À medida que a posição é mais estratégica, as análises de desempenho e potencial devem ser mais aprofundadas e elaboradas. Saber como é a atuação das pessoas-chave da sua empresa é fundamental para identificar pontos fortes e fracos que ameaçam a organização como um todo ou impedem seu crescimento. Um diretor que, por exemplo, não é transparente e não sabe delegar funções pode ser o motivo de seus funcionários continuarem cometendo erros e realizando as tarefas da maneira que não é a mais adequada.
Esse tipo de avaliação, por ser mais criteriosa, deve ser feita por especialistas. Eles irão considerar a cultura e os valores da empresa, além das potencialidades técnicas e comportamentais de funcionários e gestão. Isso, por sua vez, possibilita que a empresa identifique os gargalos em processos/atividades, tome as medidas cabíveis e consiga achar a saída para melhorar o desempenho da equipe e da empresa como um todo.
Avaliação de empresas
As avaliações de empresas são mais abrangentes. Depende do que se está tentando descobrir: Valor da empresa? Valor da marca? Clima organizacional? Para cada uma dessas perguntas, existe um tipo de avaliação para descobrir a resposta. Em alguns casos, principalmente quando o intuito é avaliar o que público interno pensa a respeito da empresa, os avaliados são os próprios colaboradores. Mas agora não respondem sobre si próprios, mas sim sobre a empresa ou a área em que atuam. É uma forma de a organização descobrir quais são as queixas e considerações dos funcionários de maneira mais precisa, identificando pontos específicos a serem desenvolvidos internamente.
De forma geral, independentemente do tipo de avaliação interna, quando ela é feita de maneira correta, trás diversos benefícios tanto para a empresa quanto para seus funcionários: aumenta o índice de retenção de pessoas, assim como possibilita o planejamento do capital humano. Além disso, identifica os talentos para funções estratégicas e carreiras internacionais e avalia pontos fortes e fracos que a empresa precisa conhecer para aprimorar-se e desenvolver-se mais e, principalmente, melhor.
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