Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Zona do euro

Assessores do governo alemão acham que saída da Grécia pode reforçar euro

Quatro dos cinco membros do Conselho assessor de economistas do governo da Alemanha acreditam que uma eventual saída da Grécia da zona do euro não teria por que debilitá-la, e inclusive poderia fortalecer "a credibilidade institucional e sua integridade" da moeda única.

Em artigo antecipado no site do jornal "Frankfurter Allgemeine Zeitung", os quatro "sábios", junto ao secretário-geral do Conselho, advertiram que ceder diante da Grécia e abandonar o caminho da austeridade e as reformas pode impulsionar uma radicalização política em outros países em crise.

Partidos populistas, alertaram, poderiam exigir saídas fáceis e falsas soluções para a crise, com consequências fatais para a zona do euro.

Na opinião destes analistas, em última instância e nas atuais circunstâncias, um "Grexit" (saída da Grécia) poderia ter repercussões positivas em vez de gerar "o caos".

Para eles, o governo do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, realizou uma "análise incorreta" das alternativas de política econômica e mostrou uma apreciação equivocada" da negociação internacional.

O que "ameaça piorar significativamente a situação", destacam Lars Feld, Christoph Schmidt, Isabel Schnabel e Volker Wieland.

Na opinião dos quatro "sábios", que lembram que há apenas cinco anos Grécia estava em uma situação política "catastrófica", não se pode dizer que a política de austeridade e consolidação fiscal tenha fracassado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.