O primeiro fim de semana depois que o governo anunciou o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros importados foi de bastante movimento nas concessionárias. Em Curitiba, o estoque de alguns modelos esgotou nas lojas. Na Kia Unika, o gerente de marca, Deivison Ferreira, diz que foram vendidas todas as unidades do Picanto e do Sportage. O Picanto é o modelo mais barato da montadora coreana e custa a partir de R$ 34,9 mil.
Na quinta-feira passada, o governo federal aununciou um aumento de 30 pontos porcentuais no IPI de carros que não cumpram uma série de exigências, como um mínimo de 65% de material nacional em sua fabricação. Mas os automóveis que já estavam nas lojas antes do anúncio estão isentos do aumento do IPI. O imposto é pago quando o importador emite a nota fiscal para repassar o veículo à concessionária.
Rildo Tristão da Silva, gerente executivo da Chery Hong Kong, conta que foram vendidos 19 carros da marca chinesa no sábado. Um dos modelos da marca é o QQ, que custa R$ 23.990 e é o mais barato do Brasil. Segundo o gerente, as vendas só não foram maiores porque não havia estoque suficiente.
A procura por modelos mais caros também foi grande. Fábio Almeida, gerente da Euro Import Land Rover e Volvo, diz que sobrou 15% do seu estoque depois das vendas de sexta e sábado. Da Land Rover, por exemplo, a loja não tem mais Freelander diesel e sobraram poucas unidas do modelo Discovery. Da marca Volvo, acabou o estoque do XC60.
Procura
"A procura dobrou", diz Ferreira, da Kia Unika. "Clientes anteciparam a compra, até abrindo mão de cor, por exemplo, para não correr o risco de ter de pagar mais", completa. Mas ele ressalta que ainda não existem informações sobre como vai ficar o preço final dos carros.
Almeida, da Euro Import Land Rover e Volvo, conta que o fluxo de loja aumentou 50% no fim de semana. No sábado, o horário de atendimento teve de ser estendido a loja, que fecharia às 14 horas, ficou aberta até às 17 horas. Alguns clientes que estavam esperando uma cor ou algum tipo de acabamento específico compraram o que estava disponível para garantir o preço atual. Outros clientes, que encomendaram carros, queriam saber se haverá alguma mudança. De acordo com Almeida, a espera por um importado, em alguns casos, é de 120 dias.
No último fim de semana do mês as concessionárias de Curitiba abrem também aos domingos. Mesmo a loja da Euro Import Land Rover e Volvo, que habitualmente não segue esse acordo, também estará aberta. Almeida diz que essa decisão não foi tomada em função do aumento do IPI, mas porque a concessionária estará mostrando para os clientes o Evoque, que começa a ser vendido em dezembro. Setenta pessoas estão numa lista de espera para comprar o modelo, conta Almeida, que deveria custar em torno de R$ 180 mil isso antes do aumento do imposto.