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Transporte aéreo

Avião do futuro pode ter tela de HD no lugar de janelas

A Center for Process Innovation (CPI) quer colocar painéis de OLED por toda a parte interna dos aviões, eliminando janelas | Divulgação.
A Center for Process Innovation (CPI) quer colocar painéis de OLED por toda a parte interna dos aviões, eliminando janelas (Foto: Divulgação.)

Voar de avião é uma experiência que pode ser bem tediosa, especialmente quando o voo é longo. Mas o futuro das viagens aéreas promete ser bem mais divertido se a proposta de um centro de pesquisas britânico se tornar realidade.

A Center for Process Innovation (CPI) quer colocar painéis de OLED por toda a parte interna dos aviões, eliminando janelas e oferecendo aos passageiros imagens do lado de fora, internet e serviços.

De acordo com o vídeo de apresentação do projeto, os displays seriam ultrafinos, leves e flexíveis, podendo ser incorporados à parte interna da fuselagem como uma finíssima camada. Ocupariam assim toda a cabine da aeronave. Eles seriam de OLED, espécie de LED "orgânico" que é uma das tendências mais recentes na confecção de telas em smartphones e televisores.

Funcionalidades

Cada passageiro poderia controlar individualmente sua parte do painel através de comandos de toque.

Com acesso à internet, este poderia exibir informações diversas, incluindo a identificação de locais por onde o avião estiver sobrevoando. Os painéis poderiam ser usados para iluminação da cabine além da projeção de imagens.

Se o passageiro não quiser ver nada, basta desligar o painel do seu assento. Mas a melhor (ou pior, dependendo do seu medo de voar) proposta de uso dos painéis é fazê-los servir como uma gigantesca tela que mostra a vista do lado de fora do avião, obtida através de câmeras externas.

A CPI diz que a inovação poderia deixar as paredes do avião mais finas, leves e resistentes, já que não seria mais preciso recorrer ao revestimento tradicionalmente usado. Com isso, a organização garante que a aeronave perderia peso, emitindo menos gás carbônico e se tornando menos danosa para o meio ambiente.

O centro estima que em dez anos a invenção estará pronta para uso em voos comerciais.

Um vídeo divulgado pela CPI (em inglês) dá mais detalhes do projeto:

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