Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ministro

Balanço marcará “reconstrução” da Petrobras, diz Levy

Levy considerou positiva a renovação do conselho da estatal. | Mike Theiler/Reuters
Levy considerou positiva a renovação do conselho da estatal. (Foto: Mike Theiler/Reuters)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou, em Nova York, que a divulgação do balanço auditado da Petrobras nesta semana vai “acabar com as preocupações” dos investidores. Levy, que participou nesta segunda-feira (20) de um evento da agência de notícias Bloomberg, disse ainda que é positiva a renovação do Conselho de Administração da estatal com profissionais do mercado em detrimento de indicados políticos.

“Em alguns dias, teremos o balanço auditado e isso é algo muito bom. Marca um novo passo na reconstrução da Petrobras”, afirmou ele, sendo questionado em seguida sobre o impacto da crise da estatal na economia. “A principal questão é que isso [balanço] vai acabar com essas preocupações.”

O ministro destacou que o Brasil é um país transparente, onde o governo é cobrado pelo que faz e gestores são responsabilizados por erros. Perguntado pelo editor-chefe da Bloomberg, John Micklethwait, sobre o fato de a presidente Dilma Rousseff afirmar que não sabia do esquema de corrupção na empresa, Levy respondeu: “alguns deles [dos gestores responsáveis pelos crimes] estão na cadeia. Alguns dos gerentes que sabiam. Muitas vezes não há como saber tudo. A Petrobras é uma grande empresa. Estou confiante na mudança na maneira de gerenciar, na cultura, em como a comunicação acontece dentro da empresa. A governança continuará a ser melhorada lá, assim como a expectativa de ter um novo Conselho que será formado por pessoas do setor privado e que podem dedicar muito mais tempo para supervisionar a companhia do que figuras públicas”, afirmou.

O ministro garantiu ainda que o Brasil conseguirá a meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública) de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano.

Reaproximação

O ministro da Fazenda disse que o governo tem feito um trabalho conjunto para reaproximar o Brasil dos Estados Unidos, citando os ministros do Desenvolvimento, Armando Monteiro, e da Agricultura, Kátia Abreu. “Todos nós temos participado”, afirmou Levy a jornalistas, em Nova York. “É um trabalho conjunto, para a gente conquistar mercado, ser mais competitivo e inclusive se aproximar dos EUA, que são um grande parceiro, tanto do ponto de vista comercial quanto do posto de vista do investimento, inclusive em infraestrutura.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.