Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha salarial

Bancários fazem atos em agências do Portão e Pinheirinho

Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza | AFP/Gazeta do Povo
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza (Foto: AFP/Gazeta do Povo)

Os representantes dos trabalhadores bancários de Curitiba continuam a semana de mobilizações nesta terça-feira (4), com atos em agências dos bairros Portão e Pinheirinho. As manifestações fazem parte da campanha salarial da categoria, lançada na semana passada. Os atos acontecem no horário de expediente, mas não interferem no atendimento aos clientes.

Agências do Itaú, HSBC, Bradesco, Unibanco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, todas na região da República Argentina, já foram palco de peça teatral e receberam as orientações do Sindicato. As agências do Pinheirinho serão visitadas em seguida. O Sindicato está distribuindo em todas as agências bancárias visitadas um folder com informações sobre os serviços bancários elaborado em conjunto com o Procon/PR e o jornal do cliente. Segundo o sindicato, a idéia é de conscientizar a população dos seus direitos como clientes bancários e dos deveres dos bancos.

"Muitos bancos não cumprem o Código de Defesa do Consumidor e ignoram as leis estaduais que regulamentam o atendimento bancário estipulando, por exemplo, um tempo máximo nas filas e a existência de cadeiras e banheiros nas agências", conta Marisa Stedile, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba. A categoria reclama de situações como de uma das agências visitadas esta manhã, Unibanco Portão, não tem porta de segurança. "Bancários e clientes estão sujeitos a assaltos, não há o mínimo de segurança para se trabalhar", lamentou Marisa. Na quarta-feira (5), será realizada negociação em São Paulo sobre as cláusulas econômicas, como índice, PLR e piso salarial.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros