Os bancos vão abrir e fechar mais cedo no Paraná nesta quinta-feira (24), véspera de Natal. A Resolução nº 2.932, do Banco Central, garante ao público um atendimento mínimo de duas horas no dia 24 de dezembro. Por isso, as instituições financeiras vão atender aos clientes a partir das 9 horas e encerrar o expediente às 11 horas, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A entidade lembra que 30 de dezembro (quarta-feira) será o último dia útil de 2015. As agências prestarão serviço ao público normalmente, realizando todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes. Já em 31 de dezembro (quinta-feira), e no primeiro dia de 2016, 1º de janeiro (sexta-feira), não haverá expediente bancário. No dia 31 haverá apenas trabalho interno nos bancos, para fechamento do balanço do ano.
A Febraban informa que contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) e outros carnês que estiverem com vencimento nos dias 25 de dezembro (uma sexta-feira), 31 de dezembro (quinta-feira) e 1º de janeiro (outra sexta) poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte aos feriados (28 de dezembro e 4 de janeiro), sem a incidência de multa por atraso. Segundo a entidade, tributos já estão com data ajustada em relação ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Canais de atendimento
O público pode utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias. Além disso, as contas que possuem códigos de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos.
Outra opção é o agendamento dos pagamentos das contas de consumo nos bancos. Já em relação aos boletos bancários, os clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast