Em sua primeira reunião do ano, o comitê de mercado aberto (Fomc na sigla na inglês) do banco central norte-americano, o Federal Reserve (Fed), manteve o juro de curto prazo perto de zero e o programa de compra de títulos do Tesouro dos EUA, apesar dos sinais de que a recuperação econômica está ganhando força nos EUA.
No comunicado divulgado ao término do encontro de dois dias, o Fomc reiterou que o plano de comprar US$ 600 bilhões em títulos do Tesouro até junho será submetido a revisões regulares e pode ser ajustado dependendo do desempenho da economia. A decisão ficou largamente em linha com o esperado pelos analistas.
A votação pela manutenção da taxa dos Fed Funds na faixa de zero a 0,25% foi por 11 a zero. Pela primeira vez em muitas reuniões, não houve nenhum dissidente. O presidente do Fed de Kansas City, Thomas H. Hoenig, que deu voto contrário à decisão semelhante nas reuniões anteriores deixou de ser membro votante do Fomc este ano. Segundo o comunicado do Fed, os juros dos Fed Funds permanecerão excepcionalmente baixos por um período prolongado.
O Fed afirma que a recuperação econômica continua, mas é muito lenta para melhorar significativamente o mercado de trabalho. Os empregadores, segundo o banco central, continuam relutantes em contratar. O setor de moradia segue deprimido e as expectativas de inflação de longo prazo estão estáveis, acrescenta o comunicado.