O Ibama liberou nesta terça-feira (24) a licença de operação para a hidrelétrica de Belo Monte, em construção no Rio Xingu, no Pará. Era o documento mais aguardado pela concessionária Norte Energia, dona da usina, porque autoriza o enchimento do reservatório e a geração de energia, prevista para o início de 2016.

CARREGANDO :)

O aval foi dado dois meses após o instituto negar a emissão da licença, por conta de 12 exigências que, segundo o órgão, não tinham sido cumpridas. Hoje, ao falar sobre a decisão, a presidente do Ibama, Marilene Ramos, disse que a Norte Energia atendeu integralmente as exigências, apesar de reconhecer que 90% do que estava previsto foi efetivamente executado até agora. Marilene resumiu sua decisão. “Postergar a licença de operação seria punir o Brasil”, justificou. A geração de Belo Monte, argumentou, vai ajudar a reduzir a emissão de gases por usinas térmicas e a aliviar a pressão sobre o custo da energia.

A previsão é de que o enchimento do primeiro reservatório – há ainda um canal artificial a ser enchido no Rio Xingu - ocorra em cerca de 50 dias.

Publicidade
Veja também
  • Leilão ‘consagra’ repasse de custos do setor elétrico ao consumidor
  • Senado aprova conversão da MP 688 em lei e viabiliza leilão de usinas
  • Grande Curitiba tem a 2.ª menor taxa de desemprego do Brasil