A Black Friday, data que marca o início das vendas de Natal nos Estados Unidos com grandes promoções e descontos, ganhou mais adesões no Brasil este ano em vários setores e deve se estender no fim de semana.
A campanha para alavancar as vendas aproveita o ânimo dos assalariados que estão recebendo a primeira parcela do décimo terceiro salário. Várias redes de varejo estão anunciando descontos especiais até domingo, (30.
Os supermercados Extra abriram a Black Friday ontem às 22 horas para virar a noite atendendo os consumidores interessados em antecipar as compras de Natal.
No comércio online, a Black Friday já se consolidou como a data mais importante do ano, com expectativa de vendas de mais de R$ 1 bilhão pela primeira vez este ano.
Black fraude
Após grande número de queixas de consumidores em 2012 e 2013, quando se popularizou a expressão "o dobro pela metade do preço", este ano as lojas virtuais aderiram ao código de ética da Black Friday, uma iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net). O selo "Black Friday Legal" aparece nos sites de empresas que se comprometeram publicamente a oferecer descontos reais durante a promoção.
A maior parte dos problemas relatados por consumidores em 2013 foi de sites fora do ar ou dificuldade para fechar compras, segundo o portal Reclame Aqui. Para a edição de 2014, as empresas investem pesado em marketing e em infraestrutura de rede.
A previsão do E-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico, é de que a Black Friday alcance R$ 1,2 bilhão em vendas só no comércio eletrônico.
PreferidosSegundo uma pesquisa da Serasa, os smartphones são os produtos mais pesquisados. No topo da lista está o Moto G, aparelho da Motorola, seguido do iPhone, da Apple, e do Moto X, também da Motorola.
Waze
Outro recurso tecnológico usado este ano é o aplicativo Waze, que vai alertar os usuários sobre as promoções nas lojas das Casas Bahia e Ponto Frio. O Waze, muito usado para ajudar no trânsito, vai identificar a localização das 1.023 lojas das redes de varejo nos seus mapas e traçar as melhores rotas até as unidades escolhidas.
Além das tradicionais redes de varejo, a Black Friday brasileira já tem adesão de companhias de aviação, construtoras e restaurantes. Até os motéis aderiram, anunciando a Black Monday, com descontos de até 50% em suítes na segunda-feira, 1º de dezembro, até às 6h da manhã do dia 2.
A intenção é aumentar a receita em um dia em que o movimento é tradicionalmente baixo. Mais de 60 motéis da associação brasileira do setor participam da promoção.