O Dia do Consumidor Brasil, que aconteceu na quarta-feira (18), teve resultado de vendas menor do que o estimado – eram previstas vendas de R$ 278 milhões, mas a cifra ficou em R$ 200 milhões.
A ação, promovida pelo segundo ano pelo Buscapé Company, tinha o objetivo de elevar os resultados do primeiro trimestre, considerado fraco pelo comércio. Participaram da promoção 650 lojas virtuais e algumas redes de varejo físico.
O chamariz eram os descontos, que segundo o comparador de preços chegariam a 80% – por isso a ideia de que fosse uma “Black Friday fora de época”. O valor de R$ 200 milhões, entretanto, é bem menor que o registrado pelo tradicional festival de ofertas, que acontece sempre em novembro e no ano passado gerou R$ 1,6 bilhão.
Adesão
Rodrigo Borer, presidente da companhia organizadora, atribuiu o resultado ao fato de as lojas virtuais, segundo ele, terem feito descontos menores do que se esperava. “No entanto, tivemos uma alta adesão no número de lojistas, inclusive do varejo físico, e na quantidade de ofertas”, pondera.
As categorias mais vendidas foram perfumaria, eletrodomésticos e celulares. No total, o volume de vendas foi 61% maior que o de uma quarta-feira comum.
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