A BlackBerry está considerando equipar um novo smartphone pela primeira vez com o software Android, do Google, um reconhecimento de que a sua nova linha renovada de dispositivos não conseguiu ganhar popularidade, de acordo com quatro fontes familiarizadas com o assunto.
O movimento seria uma reviravolta para a companhia, que chegou a evitar o Android apostando que sua linha de telefones BlackBerry 10 estaria apta a retomar o mercado perdido para o iPhone, da Apple, e dispositivos equipados com Android.
As fontes, que pediram anonimato, disseram que o movimento para usar o Android é parte da estratégia da BlackBerry para se concentrar em software e gerenciamento de dispositivos. A BlackBerry, que já dominou o mercado, agora tem participação menor do que 1 por cento.
Não ficou claro se a decisão de usar o Android significaria o fim da linha BlackBerry 10, lançada no início de 2013 com muita festa. Depois de críticas positivas, os dispositivos da BlackBerry não competiram bem com o Android ou a Apple, principalmente devido à falta de grandes aplicativos.
“Nós não comentamos rumores e especulações, mas permanecemos comprometidos com o sistema operacional BlackBerry 10, que oferece benefícios de segurança e produtividade incomparáveis”, disse a companhia por e-mail.
Um porta-voz do Google se recusou a comentar o assunto.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast