Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva trazer novamente à tona, na semana passada, a possibilidade de concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, à iniciativa privada, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou nesta terça-feira que estuda modelos de abertura ao capital privado para o aeroporto.
O BNDES informou, por meio de assessoria, que a área de estruturação de projetos, criada em maio deste ano e que já estuda a pedido do governo o setor aeronáutico, vai mapear modelos de abertura de concessão de aeroportos brasileiros, entre eles, Viracopos. O banco informou que o estudo ainda é incipiente e está em fase de tratativas. O estudo de abertura ao capital privado, completou o BNDES, foi solicitado no primeiro semestre, por conta da crise aeroviária.
O banco informou ainda que, após o estudo dos modelos de concessão, poderá financiar projetos do empresariado interessado, mediante ao encaminhamento de propostas que serão avaliadas segundo critérios preestabelecidos pela instituição financeira.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), informou na quinta-feira passada que recebeu um telefonema do presidente confirmando que o governo federal vai permitir a concessão dos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro (Galeão/Antonio Carlos Jobim) e de Viracopos. Cabral estava em Londres, em missão com empresários e secretários, quando recebeu o telefonema.