A Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) mantém uma relação do que chama de "boas maneiras" para a estruturação de ações de e-mail marketing.
Ética
Atuar dentro do Código de Ética da Abemd.
Opt in
O primeiro recebimento é muito importante, porque marca o início da relação. É preciso ter permissão para prosseguir o relacionamento, por meio do "opt in" (anuência) do receptor, tanto quando ele procura como quando é procurado.
Opt out
Toda mensagem precisa ter "opt out" (exclusão da lista). É prerrogativa do receptor decidir o momento em que não quer mais receber mensagens de determinado emissário.
Endereço eletrônico
Quando houver cadastro prévio, deve ficar claro que o endereço eletrônico poderá ser usado para o envio de mensagens comerciais.
Tamanho dos arquivos
Procure sempre limitar o tamanho dos arquivos enviados, seja no corpo das mensagens ou nos anexos. Deve-se ter sempre em mente o público de baixa capacitação tecnológica (software, hardware e modalidade de conexão). Sugere-se mensagens no formato txt ou html, este último com tamanho máximo de 12 kb, e que as figuras não estejam anexadas na mensagem, mas sim localizadas em servidor próprio.
Auto-executáveis
Não devem ser enviados arquivos com auto-funcionamento. Os auto-executáveis são arquivos que os programas gerenciadores de e-mail conseguem ler e interpretar, iniciando automaticamente algum processo que não é necessariamente desejado pelo receptor. Essa modalidade de arquivo também torna o sistema vulnerável à transmissão de vírus.
Relevância
O consumidor não se incomoda em receber uma mensagem de cunho comercial, desde que seja relevante para ele. Portanto, preocupe-se sempre com o conceito de relevância.
Freqüência
Deve-se preferencialmente oferecer ao cliente que assinale a opção de sua preferência na freqüência de recebimento de informações. Quando não for possível oferecer que faça a opção, deve-se deixar claro qual a freqüência de envio das mensagens.
Política de relacionamento
É sempre conveniente que se tenha clareza na política de relacionamento adotada, o que pode ser feito por meio de um contrato/compromisso assumido formalmente com o consumidor.
Presidente do INSS é afastado após PF descobrir desvio de R$ 6,3 bilhões desde 2019
Direita x esquerda? Por que a eleição do papa não é questão política
Corpo do papa Francisco é trasladado para a Basílica de São Pedro; confira imagens
A história do milagre do menino brasileiro curado pelo primeiro santo da era digital