A Bovespa terminou em queda pelo quinto dia seguido nesta terça-feira (2) após uma sessão bastante volátil. O recuo das ações dos bancos, devido a especulações sobre tributação, e dos papéis da Petrobras pesaram no índice.

CARREGANDO :)

A Bovespa até tentou uma recuperação na abertura dos negócios, após ter fechado ontem com o maior declínio porcentual desde o final de setembro. No entanto, especulações de que os governadores do PT estariam articulando a volta da CPMF, além de comentários sobre uma possível tributação de dividendos e extinção de juros sobre capital próprio, afetaram as ações do setor financeiro, que são um dos principais componentes do índice. A queda dos papéis dos bancos levou a Bovespa a inverter o sinal e cair ainda pela manhã.

No início da tarde, a bolsa ensaiou uma nova tentativa de recuperação durante declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que não apresentou nenhuma proposta para taxação de lucros e dividendos, conforme projeto que tramita na Câmara dos Deputados. "Eu não apresentei nenhuma proposta nesse sentido", afirmou. No entanto, Mantega não respondeu às perguntas sobre as propostas de retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ou de elevação da Cide/combustíveis.

Publicidade

No fechamento, o Ibovespa recuou 1,27%, aos 51.612,47 pontos. O volume de negócios somou R$ 6,055 bilhões. No ano, o Ibovespa acumula alta de 0,20% e em dezembro, queda de 5,69%.

DólarO dólar fechou em alta ante o real, na esteira da aversão ao risco no exterior, com investidores adotando uma postura mais defensiva diante da volatilidade dos preços das commodities, mesmo após o Banco Central realizar leilão de venda de dólares com compromisso de recompra.

O dólar subiu 0,67%, a 2,576 reais na venda, após ter recuado 0,51% na véspera. A divisa dos Estados Unidos também avançava contra moedas ligadas a commodities, como os dólares australiano e neozelandês.

"A volatilidade nas commodities, principalmente no petróleo, deixou investidores avessos a ativos de maior risco, o que acabou transbordando aqui no real", disse o economista sênior do Espírito Santo Investment Bank, Flavio Serrano.

Publicidade