As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira, com investidores realizando lucros por preocupações sobre a demanda global.
As ações dos setores de commodities e tecnologia pressionaram os índices da região, devolvendo parte da alta desta semana em meio a temores sobre as perspectivas para a economia dos Estados Unidos e a crise dívida da zona do euro.
Destacando o tom cauteloso registrado na Ásia, os índices futuros das bolsas de Nova York chegaram a recuar 0,82%.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,25%. O índice das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão perdiam 1,85% às 7h49 (horário de Brasília).
O mercado de Taiwan, peso-pesado de tecnologia, teve desvalorização de 1,64%, a maior da região, seguindo Wall Street. Na quarta-feira, o setor de tecnologia norte-americano despencou depois da projeção decepcionante de vendas da Dell, que alimentou preocupações sobre a economia global.
O índice de Seul caiu 1,70%. O mercado declinou 1,34% em Hong Kong, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 1,61%. Cingapura encerrou em baixa de 0,13% e Sydney fechou com depreciação de 1,23%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast