Os mercados de ações asiáticos recuaram nesta segunda-feira (19), após um encontro entre formuladores de política monetária na Europa não ter produzido novas ideias para resolver a crise de dívida do continente.
O índice MSCI de ações asiáticas, com exceção do Japão, caía 2,7% às 8h04 (horário de Brasília). O índice de Seul caiu 1,04%. O mercado perdeu 2,76% em Hong Kong e 1,27% em Taiwan, enquanto o índice referencial de Xangai teve queda de 1,79%. Cingapura cedeu 1,14% e Sydney caiu 1,64%.
Reunião no fim de semana decepcionou
Um final de semana de notícias decepcionantes na zona do euro levou participantes do mercado a reduzirem a exposição a risco e se voltarem para o ouro e os Treasuries, apesar da crescente expectativa de que o Federal Reserve vai anunciar, num encontro nesta semana, mais medidas de afrouxamento monetário para estimular a fraca economia dos Estados Unidos. Um encontro entre ministros de Finanças da União Europeia (UE) na Polônia durante o final de semana não trouxe novidades nas discussões para resolver a crise de dívida. O cancelamento de uma visita do primeiro-ministro grego, George Papandreou, aos Estados Unidos, que decidiu ficar na Grécia para chefiar uma reunião do gabinete, e a derrota da chanceler alemã, Angela Merkel, numa eleição regional intensificaram o sentimento de piora na crise.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast