As bolsas de valores da Europa terminaram em alta nesta quarta-feira (20), ampliando a série de ganhos para cinco dias. As ações relacionadas a commodities foram as que demonstraram maior valorização, diante do avanço dos preços do petróleo e dos metais.
O índice FTSEurofirst 300, referência das principais praças da região, subiu 0,3%, para 874 pontos. Entre os principais mercados, Frankfurt e Paris subiram 1,6% e 0,87%, respectivamente, enquanto Londres teve baixa de 0,31%.
O indicador, que despencou 45% em 2008, saltou para o maior patamar em mais de quatro meses na terça-feira e acumula alta de 35% frente à miníma histórica em 9 de março.
Ações
"As ações cíclicas conduziram o mercado, os preços das commodities estão bem firmes. Não há notícias lá fora particularmente fortes e investidores estão perguntando quais são os motivos, que é o preço do petróleo subindo hoje", disse Philip Lawlor, estrategista da Nomura.
Os papéis do segmento de energia se fortaleceram, com o petróleo se mantendo acima da faixa de US$ 61 o barril. As ações do BG Group, da British Petroleum, da Royal Dutch Shell e da Total avançaram entre 0,6% e 1,3%.
As mineradoras também registraram ganhos, impulsionadas pela alta dos preços dos metais, com o cobre subindo 1,6%. A Lonmin disparou 7,9%, enquanto Anglo American, Antofagasta, BHP Billiton, Eurasian Natural Resources Corporation, Rio Tinto e Xstrata saltaram entre 0,7% e 4%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast