• Carregando...

As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda próxima a 4% nesta quinta-feira (20), diante de crescentes temores de que as medidas da zona do euro para combater a crise de dívida possam minar a recuperação econômica global.

O Dow Jones, índice de referência da bolsa de Nova Iorque, recuou 3,6%, a 10.068 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq desabou 4,11%, para 2.204 pontos. O Standard & Poor's 500, índice que reúne ações de grandes empresas dos EUA, despencou 3,9%, para 1.071 pontos.

A pressão vendedora se acentuou no final do dia e os índices terminaram ao redor das mínimas da sessão após o Senado norte-americano votar em prol da finalização de um debate sobre uma abrangente reforma na regulação financeira, permitindo que a votação final do projeto ocorra ainda nesta quinta-feira ou na sexta-feira.

O mau desempenho esteve ligado a uma série de notícias negativas da Europa, de preocupações com a crise de dívida grega à decisão da Alemanha tomada nesta semana de banir algumas operações de venda a descoberto.

As ações atreladas a bancos e commodities, mais sensíveis ao vaivém econômico, figuraram entre as de pior performance.

"O motor principal está vindo da Europa. Ainda há temores com uma crise de dívida por lá e com a possibilidade de ela se espalhar ao sistema bancário", disse Bernie McSherry, operador da Nyse na Cuttone & Co., em Nova Iorque.

Dados decepcionantes da economia dos EUA também contribuíram para o tom negativo. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego subiram a 471 mil com ajustes sazonais na semana passada, ao passo que o índice de indicadores antecedentes caiu 0,1% em abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]