As bolsas de valores dos Estados Unidos abriram em alta nesta segunda-feira (1º), refletindo alívio do mercado com a notícia sobre a concordata da General Motors (GM). Por volta das 11h10, o indicador Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, subia 2,27%. Na bolsa de tecnologia Nasdaq, a alta era de 2,65%.
A GM entrou com pedido de proteção sob a lei de falência pela manhã e inicia, assim, um processo de reestruturação com ajuda do governo americano, que ficará com cerca de 60% do capital e emprestará outros US$ 30 bilhões à montadora.
No lado econômico, os investidores recebem a renda e o gasto dos americanos. Em abril, o gasto caiu 0,1%, abaixo do esperado, enquanto a renda subiu 0,5%, maior acréscimo em quase um ano.
Pregão anterior
Na sexta-feira, as bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta, com o avanço dos preços das commodities levantando as ações de empresas do setor, enquanto a queda do dólar em nível mundial impulsionou os papéis de multinacionais, como a Coca-Cola.
No último pregão do mês, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,15%, para 8.500 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,29%, para 1.774 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 1,36%, para 919 pontos.