A recuperação da bolsa brasileira, que já durava cinco dias, foi interrompida nesta sexta-feira após dados decepcionantes sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos em agosto.
Os investidores preferiram embolsar lucros, especialmente em setores mais beneficiados pelo corte de juros desta semana, antes de uma semana com feriados nos EUA e no Brasil.
O Ibovespa fechou em baixa de 2,73 por cento, a 56.531 pontos. O giro do pregão foi de 7,1 bilhões de reais.
Na semana, o índice acumulou alta de 5,96 por cento.
A geração de emprego nos Estados Unidos ficou estagnada em agosto, com o pior resultado desde setembro de 2010. Além disso, a abertura de vagas de junho e julho foi revisada para mostrar 58 mil postos de trabalho a menos.
Em Nova York, os índices Dow Jones e Standard & Poor's 500 caíram mais de 2 por cento nesta sexta.
Entre as ações de maior liquidez, a preferencial da Petrobras caiu 3,18 por cento, a 20,37 reais, e a da Vale recuou 1,56 por cento, a 40,35 reais.
"Se o mercado continuar em queda e os juros (futuros) não subirem, podemos ter uma boa oportunidade de compra nos próximos dias", disse o estrategista-chefe da CM Capital Markets, Rafael Espinoso.
Empresas que haviam se beneficiado do corte de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros, como construtoras e varejistas, estiveram entre as principais quedas.
A varejista online B2W, após valorização de 25 por cento desde sexta-feira passada, caiu 7,76 por cento, a 16,05 reais. A construtora Rossi Residencial recuou 6,94 por cento, a 12,20 reais.
Na contramão estavam empresas de perfil mais defensivo, como as elétricas, que haviam perdido terreno na semana. Cesp subiu 1,02 por cento, a 29,85 reais.
A companhia aérea TAM teve a maior alta, 2,6 por cento, a 35,40 reais. Na véspera, uma fonte afirmou que foi rejeitada por um tribunal do Chile uma queixa contra a fusão da TAM com a LAN.
"Baseado nos preços de 1o de setembro, o spread entre as ações da LAN e da TAM era de 0,74. Isso deixa espaço para uma alta de 16 por cento da TAM, com base na relação de troca de 0,9", afirmaram os analistas Sara Delfim, Murilo Freiberger e Roberto Otero, do Bank of America Merrill Lynch.
"Nesse momento, consideramos baixa a probabilidade de que o acordo seja cancelado pelas agências antitruste".
A BM&FBovespa anunciou a entrada de mais duas empresas no índice Ibovespa a partir de segunda-feira: a administradora de shopping centers BR Malls e a varejista de vestuário Hering. A carteira, que irá vigorar até 29 de dezembro, totalizou 68 ativos de 63 empresas.