A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda nesta segunda-feira (17). O principal índice do mercado paulista, o Ibovespa, perdeu 0,86%, para 62.866 pontos.
O efeito da forte queda das commodities sobre importantes ações domésticas empurrou o principal índice da Bovespa para baixo. O giro financeiro da sessão, também marcada pelo exercício de opções sobre ações, atingiu R$ 9,9 bilhões.
O aumento dos estoques de petróleo nos EUA, que derrubaram a cotação da commodity para a mínima em cinco meses, somado a persistentes preocupações com a crise fiscal da zona do euro e de que a expansão econômica da China pode desacelerar voltaram a pesar sobre os mercados.
O principal índice de ações chinês teve a maior queda diária em 2010.
A intensidade das perdas foi aliviada no final da tarde com a melhora das bolsas dos Estados Unidos, onde os principais índices fecharam no azul.
Na sexta-feira (14), diante da maior cautela dos investidores, que seguem de olho nos acontecimentos na Europa, o Ibovespa fechou em baixa de 2,12%, aos 63.412 pontos, com giro financeiro de R$ 6,328 bilhões.