A Bolsa de Valores de São Paul (Bovespa) encerrou os negócios em baixa nesta quinta-feira, em mais um dia de instabilidade nos mercados globais. As principais bolsas de valores do mundo se desvalorizaram. O Ibovespa, índice de referência do mercado nacional, que chegou a oscilar no campo positivo de manhã, recuou 1,57%, aos 52.953 pontos.
Segundo especialistas, as expectativas em torno conferência anual do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na cidade de Jackson Hole, nos EUA, voltaram a dar o tom. O encontro começou hoje e, amanhã, haverá o discurso do presidente do Fed, Ben Bernanke. Especula-se que novas medidas de estímulo à economia americana poderão ser anunciadas.
Com o pessimismo prevalecendo, em Nova York, o Dow Jones perde 1,51%, o S&P 500 recua 1,56% e o Nasdaq tem baixa de 1,95%, depois de terem aberto em alta. A inversão de tendência seguiu o movimento na Europa, onde as bolsas também chegaram a registrar altas no início dos pregões, mas passaram para o negativo, capitaneadas pela bolsa de Frankfurt.
O índice DAX chegou a cair 4%, mas desacelerou as perdas no fim do pregão, fechando com queda de 1,71%. Além de Frankfurt, registraram perdas os principais índices de Londres (1,44%), Paris (0,65%), Milão (0,25%) e Madri (0,84%).
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast