A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em forte queda nesta terça-feira (18). O principal índice do mercado paulista, o Ibovespa, perdeu 3,22%, para 60.841 pontos.
A pontuação de fechamento desta terça é a menor atingida pela bolsa paulista desde outubro do ano passado. O giro financeiro nesta terça foi de R$ 6,8 bilhões.
A deterioração das expectativas em relação à zona do euro combinada à péssima performance de alguns setores domésticos levaram a Bovespa à quarta queda seguida nesta terça-feira.
O clima de pessimismo com a Europa cresceu após a Alemanha informar que planeja proibir vendas a descoberto de grandes instituições financeiras do país, o que derrubou o euro a uma nova mínima em quatro anos frente ao dólar.
Nos Estados Unidos, temores quanto aos efeitos de uma regulação do setor financeiro sobre os bancos também pressionaram os principais índices do país.
Na bolsa paulista, perdas acentuadas das ações de empresas de cartões e de varejistas eletrônicas como B2W e Lojas Americanas adicionaram pressão ao Ibovespa.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast