O cenário internacional foi influência negativa e desencadeou um movimento de realização de lucros na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta terça-feira. A bolsa encerrou o dia em queda de 1,12%, com o Índice Bovespa em 36.119 pontos. Os negócios somaram R$ 2,309 bilhões.
A alta dos preços do petróleo no mercado internacional abalou as bolsas européias e americanas, não deixando chances ao mercado brasileiro. O fato de a Bovespa estar operando em seus picos históricos torna irresistível a realização de lucros para os investidores estrangeiros.
Com isso, o mercado de ações minimizou as especulações em torno de um core de 1 ponto percentual na taxa Selic, que ajudaram a pressionar o dólar. Apesar da queda, o cenário continua favorável para o mercado acionário, garantem os profissionais do mercado.
Petrobras PN, ação mais importante do Ibovespa, fechou com baixa de 1,49%. Entre as ações do Índice Bovespa, as maiores baixas foram de Brasil Telecom PN (-4,76%) e CRT Celular PNA (-4,29%).